Serra e Cariacica são cidades da Grande Vitória que compartilham dois importantes potenciais logísticos: espaço e localização.

A movimentação de cargas nos portos do Espírito Santo no ano passado chegou a 164 milhões de toneladas. Isso significa uma participação de 24% do total nacional. Ao todo, 148 milhões de toneladas de mercadorias deixaram o Estado.

Uma parte das cargas que chegaram foi armazenada e até nacionalizada em Serra e Cariacica, duas cidades da Grande Vitória que possuem grande potencial logístico.

O Estado tem um dos maiores portos secos da América Latina, localizado às margens da Rodovia do Contorno e a apenas 15 quilômetros da capital.

No local, o trabalho vai muito além de armazenar. A área é alfandegada, ou seja, tudo o que chega do estrangeiro pode ser nacionalizado. Várias empresas operam dentro do Porto Seco de Cariacica. Em todo o município, 587 atuam no setor de importação e exportação.

Cariacica é uma das cidades de Espírito Santo que mais cresce. Só dois seguimentos do setor de logística, transporte e armazenamento, geram quase R$ 8 milhões em tributos para o município. A riqueza gera empregos. Atualmente, 8,3 mil pessoas trabalham no setor.

Para expandir as oportunidades, a prefeitura estuda a viabilidade de instalar quatro novos pólos industriais: dois na Rodovia do Contorno e outros dois na Leste-Oeste. “É possível apoiar os pequenos negócios e também os médios e grandes investimentos, que vêm para fortalecer a nossa rede de logística e de transporte e que contribuem não só para o desenvolvimento da nossa cidade, mas do Espírito Santo e do Brasil. O que nós projetamos é que, em um futuro muito próximo, Cariacica se torne uma capital da logística do Espírito Santo”, acrescentou.

As áreas disponíveis para ampliar e instalar novos negócios ultrapassam os limites da cidade de Cariacica e chegam na Serra. Hoje, 295 empresas do ramo de importação e exportação estão instaladas no município. “A expectativa é de que, com um porto mais competitivo, poderemos também ampliar a exportação através dos portos da região, especialmente no porto de Praia Mole”, comentou o prefeito, Sérgio Vidigal.

Para ampliar o potencial econômico, o município aposta em projetos como o do aeroporto industrial e também de um porto seco.

O futuro aeroporto de cargas deve ser construído numa área que ultrapassa 5 milhões de metros quadrados e terá potencial para agregar uma área alfandegada. O local escolhido está entre os bairros Jacaraípe e Nova Almeida.

A previsão é de que sejam investidos R$ 350 milhões. O projeto está sendo avaliado pela Infraero. Se for construído, terá uma pista de três quilômetros de extensão e poderá receber aeronaves de grande porte. Bem ao lado do futuro aeroporto de cargas, poderá ser construído também um porto seco com um gigantesco espaço para armazenar cargas.
“O objetivo final é, evidentemente, ampliar a atividade econômica. Mas, mais importante que a receita, é a criação de postos de trabalho para a população. Com as perdas do Fundap, precisamos especialmente de uma compensação financeira”, finalizou o prefeito.

Fonte: Folha Vitória, em 30/05/2012.