Motociclistas representaram 57% dos atendimentos a acidentes de trânsito do Samu
Os motociclistas continuam representando a maioria dos atendimentos a acidentes de trânsito realizados pelo Samu 192. De janeiro a junho de 2012, 57% das vítimas do trânsito socorridas pelo serviço se acidentaram ao utilizar uma moto.
Os motociclistas continuam representando a maioria dos atendimentos a acidentes de trânsito realizados pelo Samu 192, e o percentual destas ocorrências vem aumentando a cada ano. De janeiro a junho de 2012, 57% das vítimas do trânsito socorridas pelo serviço se acidentaram ao utilizar uma moto. Há seis anos essa proporção era de 12%.
Em números absolutos, houve uma ligeira queda no número de atendimentos de trânsito. Enquanto no primeiro semestre de 2011 o Samu prestou socorro a 6.146 vítimas de ocorrências automobilísticas, em 2012, no mesmo período, foram 6.023. Das vítimas de trânsito atendidas pelo Samu 192, 67% tinham entre 20 e 49 anos.
Para o coordenador médico do Samu 192, Alexandre Bittencourt o alto percentual de acidentes de moto é preocupante, não só pelo crescimento, como pelo tipo de acidentes, cada vez mais graves e atingindo pessoas muito jovens. “As vítimas de acidente com moto sofrem traumas mais graves e em mais partes do corpo do que as de acidentes de carro. Devido à maior gravidade, também levam mais tempo para se recuperar e maior risco de sequelas”, ressalta Bittencourt.
O coordenador lembra ainda que os riscos da motocicleta são maiores pois, além do impacto causado pelo acidente, há a queda da vítima, que costuma ser “jogada” no chão em meio ao trânsito, aumentando a possibilidade de um atropelamento.
Foto: Assessoria de Comunicação / Sesa.
Fonte: Diário Oficial do Espírito Santo, em 01/08/2012.