Não queime o seu filme na web e saiba como usar as redes sociais para alavancar a sua carreira
Em um mundo cada vez mais conectado, a linha entre a vida pessoal e profissional fica cada vez mais tênue. Segundo números do Ibope Nielsen Online, das 63,5 milhões pessoas com acesso à internet, 48 milhões são usuários ativos em casa ou no trabalho. Outra pesquisa, lançada no começo de janeiro, mostra que o Brasil já é o
quarto país do mundo a ter mais perfis no Facebook e, quando se trata de Twitter, ocupamos a
terceira posição.
Inevitavelmente, entre tantos amigos dessas e outras redes, muitos são colegas de trabalho e, se você não quiser queimar o seu filme na web e nem no seu emprego, o cuidado com os posts deve ser constante --ainda mais se você trabalhar em áreas que envolvam o uso frequente da internet.
Dez dicas para usar as redes sociais a seu favor:
1. Informe-se sobre as regras e políticas de uso da sua empresa para as redes sociais durante o período de trabalho; |
2. Não fale mal do seu trabalho ou elogie empresas concorrentes nas redes sociais; |
3. Poste assuntos que sejam relevantes para seus seguidores; |
4. Pense nas consequências do seu post antes de publicá-lo; |
5. Se estiver desempregado, acompanhe perfis que divulgam vagas; |
6. Mostre que domina a rede social que está usando; |
7. Coloque no currículo o endereço de redes sociais relevantes que participa ou de blog pessoal; |
8. Evite dividir opiniões polêmicas, principalmente as que envolvam qualquer tipo de preconceito; |
9. Analise qual é a importância das redes sociais na sua área de atuação e jogue com isso; |
10. Participe, também, de redes sociais que são voltadas apenas para a área profissional. |
Fontes: Ana Luiza Mano e Carolina Stilhano. |
Segundo Ana Luiza Mano, consultora de RH e integrante do NPPI (Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da PUC-SP), as redes sociais podem ter peso decisivo na hora da contratação de um funcionário. “Seleções têm várias etapas, uma delas é identificar o comportamento do candidato nas redes sociais. Uma vez, organizei uma seleção em que 100 pessoas concorriam a uma vaga e só um deles tinha LinkedIn [rede social específica para contatos profissionais]. Claro que ele acabou saindo na frente", conta a especialista.
Alguns chefes costumam ficar de olho no perfil de seus empregados. Por isso, é importante procurar saber qual é a política de uso das redes sociais da empresa em que você trabalha. Para Ana Luiza, se o profissional procura usar a rede social a seu favor, também é essencial pensar muito bem no teor de seus posts. "Fale algo que seja relevante. Por isso, é necessário refletir antes de postar. O que você posta não é mais seu, é de todo mundo. E por mais que você bloqueie o seu perfil ou coloque filtros, alguém pode invadi-lo e ver o seu histórico."
Segundo Ana Luiza, pega bem fazer uma autopromoção, discretamente, em páginas pessoais. Assim, o profissional se sai bem com a chefia ou atrai a atenção de profissionais da área. Outra dica dela é mentalizar que, a partir do momento que se é funcionário de algum lugar, o profissional passa a representar o empregador. "Já vi casos de pessoas que foram demitidas por falarem coisas que não condizem com a empresa ou elogiarem um concorrente", explica.
Relevância das redes
Apesar da crescente importância das redes sociais para o profissional, as páginas não fazem milagres e boa apresentação e currículo continuam sendo indispensáveis. Portanto, não é necessário se preocupar demasiadamente com o seu desempenho nas redes; aja naturalmente e saiba o que está acontecendo nas páginas pessoais do momento. Segundo Carolina Stilhano, gerente de Comunicação da Catho Online, o rendimento nas entrevistas é a característica mais relevante na hora de conseguir um emprego.
A representante do site de empregos brasileiro também afirma que “as redes sociais na carreira ainda não são tão impactantes no Brasil” e, de acordo com a pesquisa "A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos Brasileiros 2011" (realizada pela empresa no ano passado, em território nacional), as redes sociais apresentam apenas 0,2% de relevância na hora de conquistar um emprego.
Ainda de acordo com os dados do relatório, a cada 100 profissionais desempregados, cerca de 28 procuram empregos em redes sociais. Na hora de divulgar as vagas, essas páginas da web têm apenas 3% de importância, sendo a indicação de pessoas de dentro da empresa o método mais comum na hora de comunicar a existência de um novo posto, com 47,6%.
Apesar dos números desanimadores, a headhunter Joyce Cerigner, da JC Consultores, destaca a importância da atuação dos profissionais na web. "Realmente, ficamos de olho ou colocamos algum anúncio específico para cada função nessas páginas", afirma a consultora.
Do UOL - São Paulo, em 16/01/2012. Por Bárbara Stefanelli.