O prefeito Rodney Miranda anunciou na manhã desta sexta-feira (10/01) que não haverá aumento no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2014 e que a Prefeitura vai isentar do imposto os bairros Darly Santos, Pontal das Garças, Jardim Guaranhuns e Vila Guaranhuns.
Moradores de outros bairros que tiveram prejuízo com as fortes chuvas de dezembro também poderão requerer junto a Prefeitura a isenção do imposto.
“Tínhamos um aumento previsto para este ano de em média 19.54%. Mas após as fortes chuvas que atingiram Vila Velha no final de 2013, quando todo o município sofreu decidimos não aumentar o valor do imposto. Vamos dar mais esta contribuição para a reconstrução da cidade”, adiantou o prefeito. Os carnês, que seriam entregues em janeiro serão entregues em março. A cota única vence em abril.
Isenção
Moradores dos bairros Darly Santos, Pontal das Garças, Jardim Guaranhuns e Vila Guaranhuns serão isentos do IPTU 2014. Entretanto, a medida só vale para o imposto Predial, ou seja, não terreno sem edificação.
“Constatamos que em alguns bairros quase todos os moradores tiveram prejuízos e estamos dando isenção de imposto”, esclareceu o prefeito. Moradores de outros bairros que também tiveram prejuízos deverão requerer a isenção junto à Prefeitura. Todos os pedidos serão avaliados, mas a Prefeitura já esclarece que só serão beneficiados os imóveis que constam em relatórios da Defesa Civil. O relatório está em fase de final de elaboração e a Prefeitura não descarta isentar outros bairros ou ruas inteiras.
“O município deixará de arrecadar entre R$ 10 e 15 milhões. Teremos que reajustar o orçamento, mas não vai afetar os serviços prestados pela Prefeitura”, explicou o prefeito.
FGTS
O atendimento do FGTS começa em meados de Março de acordo com instrução da Caixa Econômica Federal. Só terão direito a sacar quem recolheu o imposto no período e não sacou nos últimos 12 meses. A divulgação da lista com as ruas afetadas, cujos moradores terão direito a requerer o benefício, deverá ser divulgada até o final de fevereiro.