Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Biblioteca Transcol é reaberta nos 10 terminais da Grande Vitória

Após ficar fechada para adequações gerenciais e estruturais, ampliação do acervo, contratação de pessoal e atualização do sistema, a Biblioteca Transcol foi reaberta ontem (10/10) com novidades.
Aos 10.200 livros do acervo original foram somados mais 12 mil, adquiridos recentemente pelo Governo do Estado. A cerimônia de reabertura aconteceu no Terminal Jardim América, às 08 horas, com a presença do governador Renato Casagrande, dos secretários de Estado da Cultura, Maurício Silva, e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Pela, e de diretores da Ceturb-GV.

Com a contratação de dois novos bibliotecários e 30 estagiários, que trabalharão sob a supervisão da Gerência do Sistema de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo, o projeto atende à população que circula diariamente nos 10 terminais de ônibus do Sistema Transcol (Itaparica, Vila Velha, Ibes, São Torquato, Jardim América, Campo Grande, Itacibá, Carapina, Laranjeiras e Jacaraípe), realizando empréstimos gratuitos de livros e acesso à leitura de jornais e revistas.

O governador Renato Casagrande ressaltou que nos meses em que o serviço foi suspenso, o Governo trabalhou para viabilizar, da maneira mais adequada, o serviço em cada um dos dez módulos. “A Biblioteca Transcol, que faz parte do Programa Estado Presente, leva às pessoas a possibilidade de crescer pessoal, intelectual e profissionalmente. Quando começamos nossa gestão, afirmamos que o Governo deveria ir ao encontro das pessoas. É o que estamos fazendo”.

Ele lembrou outra ferramenta complementar, também parte integrante das políticas públicas do livro e da leitura e do Estado Presente. “Autorizamos a Secult a adquirir mais três veículos para a Biblioteca Móvel, que leva leitura a áreas de situação de risco social na Grande Vitória. Por tudo isso, essa é uma reabertura turbinada, que levará ainda mais livros onde o povo está”.

O secretário da Cultura, Maurício Silva, disse que o dia é de alegria pela requalificação do projeto. Ele lembrou que no período de 2011/2012 foram aproximadamente 150 mil livros, com 98% de devolução e apenas 2% de extravio ou danos. “Livro é cidadania e o governo Renato Casagrande está possibilitando esse acesso à população, agora sob a Gerência do Sistema de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo”.

O diretor do Instituto Sincades – entidade parceira do Governo no projeto – Pedro Mondadoni, disse considerar um privilégio participar desta ação.

Em 2011 e 2012 a Biblioteca Transcol realizou 146.626 empréstimos de livros. Também foram oferecidos aos usuários atendimento à pesquisa, leitura de periódicos e acesso gratuito à Internet como complementação de pesquisa e opção de lazer. Neste período, 12.377 novos usuários foram cadastrados.

A Biblioteca Transcol faz parte do Programa Estado Presente, do Governo do Estado, e é realizado pela Secult em parceria com a Ceturb-GV e o Instituto Sincades.

COMO USUFRUIR DA BIBLIOTECA TRANSCOL:
- Para se tornar sócio da Biblioteca Transcol e pegar livros emprestados o usuário do Sistema Transcol deve apresentar um documento de identidade e comprovante de residência;
- O prazo de devolução dos livros é de dez dias, mas o usuário pode renovar o empréstimo se não tiver terminado a leitura;
- A Biblioteca Transcol funciona de 2ª a 6ª feira, de 08h às 20h, exceto nos feriados.

Fonte: DIO ES, em 11/10/2013.
Foto: Thiago Guimarães / Secom-ES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.