Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Cozinha Brasil: aprenda a comer bem e barato!


Curso Cozinha Brasil no Cras em Morada da Barra- Parceria Sesi-PMVV - Imagem: Zanete Dadalto

Aprenda a preparar refeições de baixo custo, aproveitando ao máximo o sabor e os nutrientes dos alimentos.

As 50 mulheres da Região 5, beneficiadas nesta primeira etapa do curso oferecido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi)/ Cozinha Brasil, frequentam os CRAS de 23 de Maio e Morada da Barra.

Em novembro, será a vez dos interessados dos Cras de Jardim Asteca, Vila Garrido e Alecrim, respectivamente, nas Regiões, 2, 3 e 4.

A Cozinha Brasil é uma iniciativa do Sesi, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Para os três dias da formação é utilizado um caminhão baú adaptado com cozinha toda equipada - geladeira, fogão, micro-ondas, liquidificador, forno elétrico, televisão, armários, cadeiras e uma coifa. O programa oferece um livro com receitas e dicas repassadas durante o encontro.

Comida saudável e gostosa
“É a segunda vez que faço o curso. Gostei tanto do primeiro, que participei há vários anos, que não resisti a me inscrever de novo. Aprendi a aproveitar os talos dos alimentos, conseguindo fazer uma comida saudável e gostosa, além de também economizar”, comentou a dona de casa Patrícia Felícia Coutinho, de 40 anos, e mãe de 10 filhos. Ela mora em Ulisses Guimarães e levou a filha mais velha, Tamires, de 25 anos, para também participar do curso.

Atenta aos ensinamentos da mãe e com a pequena Kethellyn, de 11 meses, no colo, Tamires contou que a preocupação em preparar alimentos saudáveis começou com o nascimento da filha. “A alimentação é muito importante na vida das pessoas e acho que todo mundo deveria participar de cursos como este, que ensinam a evitar o desperdício e a não perder os nutrientes das refeições que servimos à família”, acredita Tamires, residente em Barramares.

O modo de cozinhar de Patrícia também foi o motivo que levou Josinete Ribeiro do Nascimento a acompanhar a vizinha à Morada da Barra. “Quando via Patrícia cozinhar achava que nunca ia comer da sua comida. Acabei provando e aprovando. Agora vim aprender também”, contou, sorridente, Josinete Ribeiro do Nascimento.

Há três meses a nutricionista do Sesi Scheila Ricardo Ribeiro ministra o curso na Grande Vitória, acompanhada da auxiliar de cozinha Lucinéia Fraga Barreiro. “O livro que distribuímos aos participantes foi elaborado por três bons profissionais: um economista, uma nutricionista e um chefe de cozinha. As receitas são balanceadas e saudáveis. É claro que o livro serve de orientação e que a imaginação de cada um pode ajudar a compor as receitas mantendo o valor nutritivo dos pratos”, garante Scheila.

Fonte: PMVV, em 10/09/2012.
Texto: Jovana Mazioli Saccani.
Foto: Zanete Dadalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.