Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Exames para identificar vírus da Influenza A agora são feitos no LACEN



O setor de biologia molecular do Laboratório Central da Secretaria de Estado da Saúde (LACEN) começou a realizar, nesta semana, exames para identificar que vírus da Influenza A (H1N1 pandêmico e H3 sazonal) circula no Espírito Santo. Com isso, o Estado não mais precisará enviar amostras coletadas de pacientes para ser analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A novidade representa mais rapidez no acesso ao diagnóstico e avanço no monitoramento da doença.

Segundo o coordenador geral do Lacen, farmacêutico bioquímico Luiz Carlos Valli, os equipamentos e reagentes necessários à realização dos exames foram cedidos pelo Ministério da Saúde. A técnica utilizada é de pesquisa de material genético viral pela metodologia de reação em cadeia da polimerase (PCR, pela sigla em inglês) em tempo real, que cria múltiplas cópias de DNA para detectar a presença do vírus e identificá-lo.

Para assumir a realização desse tipo de exame, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde passaram por treinamento. De acordo com Valli, a expectativa é de que o Lacen, gradativamente, possa assumir a realização de outros exames por importantes como o da coqueluche, meningite bacteriana e dengue, utilizando a mesma metodologia.

Fonte: Governo do ES, em 28/08/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.