Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

terça-feira, 30 de julho de 2013

Vila Velha realiza primeira Conferência Municipal de Cultura

Conferência de Cultura - Imagem: Arte/Patrick Heleno

















Vila Velha realiza a primeira Conferência Municipal de Cultura, com o objetivo de discutir a elaboração do Plano Nacional de Cultura. O evento acontece no próximo sábado (03/08), das 8h às 17h, no Centro de Capacitação e Complementação (Titanic), na Praça Duque de Caxias, Centro, Vila Velha.

O tema da conferência é "Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura". Os interessados em participar podem fazer a inscrição no próprio local do evento (veja endereço completo abaixo).

A abertura da conferência será realizada pela secretária de Cultura e Turismo da Prefeitura de Vila Velha, Simone Modolo, e pelo subsecretário de Cultura, José Roberto Santos Neves. O encontro contará com a participação do Ministério da Cultura, por meio do representante regional substituto do MinC no Rio de Janeiro/Espírito Santo, Fábio Silva.

Entre os palestrantes confirmados estão o historiador Eliomar Mazoco, o economista Antonio Marcus Machado, o presidente da Federação Internacional de Cineclubes, Claudino de Jesus, e a diretora do Museu de Arte do Espírito Santo, Anna Saiter.

Eles vão falar sobre temas como a implantação do Sistema Nacional de Cultura em todo o país, produção simbólica e diversidade cultural, cidadania e direitos culturais, e Cultura e desenvolvimento econômico, entre outros.

A Secretária de Cultura e Turismo Simone Modolo afirma que a Conferência Municipal de Cultura é uma oportunidade de governos e sociedade civil discutirem estratégias para a construção de políticas públicas de cultura. “É compromisso nosso discutir o que queremos para a cultura e o turismo de Vila Velha!”, enfatiza a secretária.

Outros objetivos da Conferência:
- Debater experiências de elaboração e implementação do Plano Municipal de Cultura;
- Discutir a cultura local nos seus aspectos de identidade, da memória, produção simbólica, gestão, proteção, salvaguarda e participação;
- Propor estratégias para reconhecimento e fortalecimento da cultura como um dos fatores determinantes do desenvolvimento sustentável;
- Promover o debate, intercâmbio e compartilhamento de conhecimentos, linguagens práticas;
- valorizar o fomento, formação, criação, divulgação e preservação da diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões;

Programação:
  • 08h às 08h30 – Coffee break.
  • 8h30 às 9h – Abertura com a secretária de Cultura e Turismo, Simone Modolo, e o subsecretário de Cultura, José Roberto Santos Neves.
  • 9h – Palestra com Anna Saiter, diretora do Museu de Arte do Espírito Santo, sobre o tema Implantação do Sistema Nacional de Cultura.
  • 9h30 – Palestra com Eliomar Mazoco, historiador e pesquisador de cultura popular, sobre o tema Produção Simbólica e Diversidade Cultural.
  • 10h – Palestra com Claudino de Jesus, presidente da Federação Internacional de Cineclubes, sobre o tema Cidadania e Direitos Culturais.
  • 10h30 – Palestra com Antonio Marcus Machado, secretário de Planejamento de Vila Velha, sobre o tema Cultura e Desenvolvimento.
  • 11h – Mesa-redonda com os palestrantes.
  • 12h – Almoço.
  • 13h às 14h30 – Formação de grupos de trabalho para formulação de propostas sobre os quatro eixos da política cultural do Ministério da Cultura.
  • 14h30 às 15h30 – Assembleia com apresentação das propostas dos grupos de trabalho.
  • 15h30 às 16h – Coffee break.
  • 16h às 17h – Eleição dos delegados que vão representar o Município na Conferência Estadual de Cultura.

Eixos temáticos do Plano Nacional de Cultura:
Eixo 1 - Implementação do Sistema Nacional de Cultura
Foco: Impactos da Emenda Constitucional do SNC na organização da gestão cultural e na participação social nos três níveis de governo (União, Estados/Distrito Federal e Municípios)

Eixo 2 – Produção Simbólica e Diversidade Cultural
Foco: O fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, com atenção para a diversidade étnica e racial.

Eixo 3 - Cidadania e Direitos Culturais
Foco: Garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania, com atenção para a diversidade étnica e racial.

Eixo 4 - Cultura e Desenvolvimento
Foco: Economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

Conferência Municipal de Cultura de Vila Velha
Datas: 03 de agosto,
Horário: das 08h às 17h
Local: Centro de Capacitação e Complementação (Titanic), na Praça Duque de Caxias, s/nº, Centro de Vila Velha
Mais informações: 3149-7345.


Fonte: PMVV, em 30/07/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.