Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

segunda-feira, 18 de março de 2013

Trabalho perto ou longe é a nova dúvida

A nova forma de trabalhar, garantida por celulares e tablets, já é colocada na berlinda e abre discussões sobre a eficácia do home office
 
A presidente-executiva do Yahoo, Marissa Mayer, causou polêmica recentemente ao decidir acabar com o home office, trabalho em caso, ou à distância, por meio das tecnologias que garante o teletrabalho – celular, computadores e outros. O objetivo é diminuir os custos operacionais da empresa, os quais cresceram muito nos os últimos 15 anos. Em nota, divulgada a todos os funcionários, a vice-presidente executiva de pessoas e desenvolvimento, Jackie Rese, afirmou que a “velocidade e qualidade são muitas vezes sacrificadas quando se trabalha de casa”. O fim do trabalho em casa na empresa será a partir de junho.
 
A decisão coloca em cheque este modelo moderno de trabalhar, que é recente demais para já ser questionado. No entanto, especialistas afirmam que o trabalho à distância está muito longe de estar no fim. A GAZETA reuniu especialistas para mostrar quais são as vantagens e desvantagens da velha e da nova formas de trabalhar.
 
A CEO da HSD Consultoria em Recursos Humanos, Susana Falchi, lembra que a decisão do Yahoo vai de encontro com uma tendência mundial: cada vez mais empresas estão optando por formas alternativas de trabalho. Algumas projeções de especialistas, segundo ela, chegam a dar conta de que o emprego vai desaparecer na forma como conhecemos hoje e “isso não é de se estranhar”.
Intangível. “A decisão é contrária a todas as tendências de gestão de pessoas. O avanço na forma de trabalho fez com que este deixasse de ser físico para se tornar mais intangível, mais tecnológico e mais intelectualizado”, disse.
 
Ela ressalta que as empresas hoje estão menos dependentes de hierarquias, mas exigem um alto nível de especialidade e educação, além de serem dominadas pela classe criativa. O foco está nos serviços agregados, o que torna o trabalho mais dependente do conhecimento do que da presença física do funcionário. “Quando você estabelece a cultura de home office em uma empresa, precisa estar preparado para administrar esse trabalho. Isso significa ter planilhas de controles de entrega, uma estrutura de metas bem estabelecida e um sistema de consequências maduro e condizente com o que foi acordado com o funcionário. Com um modelo consistente, é possível obter resultados muito bons. A tecnologia está a favor das empresas”.
 
Vantagens
Na avaliação do consultor de carreira Anderson Rocha, num mundo onde as pessoas ficam muito tempo no trânsito e chegam estressadas ao trabalho, muitos profissionais e empresas estão optando pelo teletrabalho, surgindo como uma boa resposta para as novas necessidades do mundo do trabalho. É um tipo de trabalho como qualquer outro, trazendo vantagens e desvantagens para empresas e colaboradores.
“Para trabalhar em casa é preciso manter uma rotina disciplinada, pois os resultados precisam ser os mesmos ou ainda melhores do que aqueles obtidos na modalidade convencional, não sendo a forma de trabalhar apropriada para todos. Pessoas pouco motivadas, por exemplo, necessitam da disciplina de um horário fixo e de uma supervisão presencial”, avaliou.
 
O consultor avalia ainda que os profissionais que têm um perfil adequado podem melhorar significativamente o seu desempenho, aumentando assim a produtividade e gerando mais resultados para a empresa. No entanto, ele alerta que pode haver dificuldade em manter o foco no trabalho, tais como distrações domésticas, internet e outras tentações podem minar sua produtividade.
“Isso pode ser problema para pessoas menos disciplinadas ou com famílias maiores, mais barulhentas. O ideal é separar bem o ambiente de trabalho do resto da casa. O profissional deve saber gerir esta situação e a família deve também concordar com esta modalidade já que pode influir diretamente na vida familiar”, ressaltou.
 
Rocha aponta como vantagens do teletrabalho uma maior autonomia, possibilidade de estabelecer e controlar um ritmo de trabalho próprio, redução de despesas de transportes e alimentação, diminuição do estresse, possibilidade de melhorar a qualidade de vida em família.
 
Já as desvantagens, segundo ele, ficam em implementar uma metodologia de teletrabalho numa empresa em que as pessoas tenham resistências à mudança. Normalmente, o teletrabalho é visto ainda como um benefício para alguns. Um risco que se corre ao afastar fisicamente da empresa, conforme o consutor, é a de que os valores da companhia se percam, pois deixa de existir o contato físico.

“Sendo o teletrabalho executado na casa do colaborador, ocorre uma falta de interação social, muitas vezes enfrentando uma solidão, podendo provocar alguns impactos psicológicos. O afastamento físico pode levar ao esquecimento do colaborador, e consequente penalização, em eventuais promoções, treinamentos, premiações”, diz Rocha.
 
Legislação
O advogado especialista em Direito Empresarial e Trabalhista, Victor Queiroz Passos Costa, lembra que em 2011, foi publicada a Lei 12.551 que promoveu sérias modificações no texto da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e incluiu a possibilidade de trabalhadores possuírem vínculo empregatício com seus empregadores ainda que suas funções sejam realizadas a distância.
 
Ele lembra também que a lei trouxe para o texto da CLT uma prática que há muito já se aperfeiçoou nos tribunais, que é o controle de jornada por meios eletrônicos, como celular ou webcam. “A modificação legislativa afetou bruscamente o conceito de vínculo empregatício, que tem como requisitos basilares a pessoalidade, a assiduidade e a subordinação do empregado ao empregador. Vale destacar, de forma simples, que o empregado que está prestando serviços fora do local de trabalho, seja em casa, na rua ou mesmo em uma lan house, não poderá ter cobrados tais requisitos”.
 
O teletrabalho já faz parte da vida da diretora executiva a WPS Consulting Inc, Danielle Vitor. Para ela, esta modalidade só trás vantagens. “A globalização nos permite manter 100% conectados com nossos clientes e as empresas pelas quais prestamos serviços, em ‘real timing’, o que nos traz otimização, rapidez, eficiência em nossos resultados, nos permitindo estarmos em diferentes lugares ao mesmo tempo”.
 
Do Estado para o mundo
“A globalização nos mantém conectados”, Danielle Vitor, Diretora Executiva
 
Danielle Vitor, de 31 anos, foi criada no Espírito Santo e buscou novas oportunidades de trabalho fora do Brasil. Por 10 anos, ela adquiriu experiências em três diferentes países (Canadá, Inglaterra e Estados Unidos) e hoje trabalha sediada em Vitória, como diretora executiva da WPS Consulting Inc. no Brasil, empresa que tem sua sede em Miami. A firma atua na área de Consultoria Financeira, Marketing e Turismo Internacional, promovendo destinos turísticos do Brasil no exterior. “Hoje, a tecnologia nos permite uma comunicação permanente independente do local físico em que estejamos instalados.”
 
Especialistas apontam vantagens e desvantagens
Modelo misto pode ser a solução
 
O consultor jurídico da Kuster, De Angeli & Perez Advogados Associados, Caio Kuster, diz que o grande problema é a indefinição de como o Ministério do Trabalho vai fiscalizar esta empresa. “Este é um modelo novo e vem gerando polêmica. O que algumas empresas fazem é adotar um modelo misto, com alguns dias de trabalho na empresa e outros em casa.”
 
Conceito de vínculo empregatício muda
O advogado especialista em Direito Empresarial e Trabalhista, Victor Queiroz Passos Costa, lembra que recente modificação na lei afetou bruscamente o conceito de vínculo empregatício, que tem como requisitos basilares a pessoalidade, a assiduidade e a subordinação do empregado ao empregador.
 
Geração Y deseja o home office
A CEO da HSD Consultoria em Recursos Humanos, Susana Falchi, observa que, até 2015, 50% dos funcionários da multinacionais deverão trabalhar em home office. “Este é o desejo da geração Y: integração com trabalho e vida pessoal. A desvantagem é que não há integração entre os colegas.”  
 
Teletrabalho deve evidenciar metas
O vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Espírito Santo, Nilson Silva, ressalta que as empresas que adotam o teletrabalho precisam conhecer muito bem suas metas, processos e objetivos. “A legislação brasileira é protecionista, que protege o empregado, e onerosa, na parte de encargos.”
 
Qualidade de vida, mas sem interação com colegas
Para o diretor da Acroy Consultoria, Elias Gomes, o teletrabalho não vai acabar. Ele avalia que esta é uma modalidade de trabalho bem-sucedida. “O teletrabalho tem várias vantagens como a melhora da qualidade de vida e a redução de custos. Por outro lado, a desvantagem é que o funcionário na interage com os colegas.”
 
Yahoo
Ela tomou a decisão de acabar com o home office e ter todos de volta no escritório A presidente-executiva do Yahoo, Marissa Mayer, foi criticada por práticas rigorosas de contratação, além de mandar funcionários de volta para o escritório.
 
“Muitas de nossas melhores decisões e ideias vêm de discussões na cafeteria ou nos corredores, vêm do encontro com novas pessoas”
 
“Quem não puder ir até o escritório trabalhar, que peça demissão”, Marissa Mayer, presidente-executiva do Yahoo.
 
“Ser Yahoo não tem a ver só com seu dia a dia, mas sim interações e experiências que só são possíveis em nossos escritórios”, Jackie Reses, Diretora de RH do Yahoo.
 
Em junho deste ano 14,5 mil empregados terão de deixar o de trabalhar em home office para bater cartão diariamente nos prédios da empresa.
 
Teletrabalho - O que é?
Definição: Conhecido também como trabalho remoto, significa, literalmente, trabalho à distância.
 
Justiça
Decisões
Em setembro de 2012, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) reconheceu que o trabalhador que ficar à disposição da empresa no celular ou em quaisquer outros meios eletrônicos deve receber pelas horas trabalhadas. Mas a regra ainda gera dúvidas de como caracterizar esse tipo de situação.
 
Lei
CLT
Em 2011, foi publicada a Lei 12.551 que promoveu sérias modificações no texto da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e incluiu a possibilidade de trabalhadores possuírem vínculo empregatício com seus empregadores ainda que suas funções sejam realizadas a distância. Além disso, a referida lei trouxe para o texto da CLT uma prática que há muito já se aperfeiçoou nos tribunais, que é o controle de jornada por meios eletrônicos, como celular ou webcam.
 
Fonte: A Gazeta, em 18/03/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.