A Páscoa ainda nem chegou, mas já movimenta o mercado de trabalho desde junho do ano passado, quando as empresas fabricantes de chocolates começaram as contratações para a área de produção.
Até o dia 31 de março, quando se celebra a data, considerada uma das datas mais importantes para o comércio, a Páscoa será responsável pela abertura de 20 mil vagas temporárias entre a produção e a comercialização dos ovos de chocolate, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).
“Os trabalhadores temporários são importantes nessa época de grande aumento na demanda. Nesse período é preciso reforçar o trabalho desde a fabricação até a comercialização e exposição dos produtos nos pontos de venda,” afirma o diretor financeiro da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES), Marcus Magalhães. A previsão da entidade para este ano é de um crescimento em torno de 6% no volume de negócios. Em 2012, a produção nacional de ovos de Páscoa chegou a 18 mil toneladas, sendo que o Brasil é o terceiro maior produtor de chocolates do mundo e também o quarto maior consumidor.
No Espírito Santo, cerca de 2.000 postos de trabalho temporário, diretos e indiretos, deverão ser abertos em função da movimentação provocada pela Páscoa na indústria, no comércio e nos serviços, estimam os coordenadores locais do Sistema nacional de Emprego (SINE). Algumas das empresas que já estão contratando via SINE são o supermercado Carone, a Chocolates Garoto, o supermercado Extrabom, as Lojas Americanas, o supermercado Epa e a Cacau Show.
De acordo com o SINE, os interessados em encontrar uma vaga temporária nessa época podem pesquisar e se candidatar através dos sites www.maisemprego.mte.gov.br e www.es.gov.br ou em qualquer uma das agências do trabalhador mantidas pelo Sistema. A outra alternativa é enviar os currículos diretamente para as empresas.
Somente na Chocolates Garoto, maior empregadora do Estado nesse período, estão abertas mais de cinco mil vagas temporárias em todo o Brasil para colaboradores que queiram atuar como impulsionadores de vendas.
Das vagas oferecidas, 200 são para o Espírito Santo. Para concorrer à oportunidade, é preciso ter habilidade para negociação com varejistas, divulgação de produtos e abordagem ao consumidor. Os candidatos também precisam ter o ensino médio completo e idade a partir de 18 anos e já ter atuado na função de impulsionador em ponto de venda será considerado um diferencial.
A primeira do processo seletivo é uma triagem dos currículos; sendo pré-selecionado, o candidato passará posteriormente por uma entrevista presencial e dinâmicas de grupo. As inscrições podem ser feitas enviando currículo com o assunto “Garoto/Páscoa – ES” para o e-mail: pascoagaroto2013@cafecomunicacao.com.br. Após a última etapa do processo, a Café Comunicação, empresa encarregada da seleção de candidatos, fará contato com os selecionados.
A remuneração inclui salário fixo é compatível com o mercado, alimentação e transporte.
Mais informações no telefone 3319-2768.
08/02/2013.02/2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.