1-Qual o principal erro que os futuros
profissionais cometem na hora de uma entrevista?
Acredito que o erro mais comum está na atitude.
Ele deve pensar: o que eu vou fazer? Onde vou? Ou seja, o seu vestuário, a forma
das suas atitudes, o modo de olhar, cumprimentar, sorrir, os pontos mais simples
influenciam bastante.
2-Como o candidato a uma vaga de emprego
deve se arrumar para uma entrevista e se comportar nesta etapa do
processo?
O candidato deve pensar para qual empresa ele
está indo, entrar na internet e conhecer o perfil do local, assim ele vai ter
uma noção do que vestir. Ao chegar ao local da entrevista, deve cumprimentar as
pessoas, saber aonde vai, qual a sala, o setor. Se o candidato se prepara para a
primeira etapa ele fica mais tranquilo.
3-Quais as principais dicas para um
candidato fazer uma boa entrevista?
Não existe forma de bolo. É buscar o
conhecimento, saber para que o candidato está se oferecendo e se é isso que ele
quer.
4-Qual deve ser a postura e as
características do jovem profissional para conseguir um emprego?
São cinco pontos: O primeiro é a atitude
positiva. O candidato deve ter certeza do que deve falar apresentar uma boa
postura corporal, com ombros no lugar, cabeça erguida e cumprimentar o
entrevistador.
O segundo ponto é a credibilidade, ou seja,
pesquisar sobre a empresa, o que ela faz, em que setor gostaria de trabalhar e
demonstrar que como candidato, acredita no trabalho desta empresa.
A expressividade é o terceiro ponto. O candidato
deve ficara atento para não cometer uma gafe e cuidar da sua fisionomia, ela diz
muito sobre a personalidade do candidato.
O quarto ponto é saber escutar, deixar o
entrevistador falar tudo e depois fazer as perguntas. Pois quando não se escuta
direito, as respostas são colocadas no lugar errado e podem atrapalhar.
Responder somente o que foi perguntado.
Já o quinto ponto é saber falar, tem pessoas que
falam errado, muito baixo, muito rápido ou devagar demais. Se o candidato
escutar, com atenção, ele vai saber se expressar e falar melhor.
5-Ao conseguir o emprego, como o
profissional deve se comportar em um novo ambiente de trabalho e junto aos
demais colegas de trabalho?
Deve trabalhar o relacionamento. Hoje em dia
qualquer empresa preza muito a comunicação. Às vezes se fala uma coisa, mas se
diz outra através dos seus gestos. No ambiente de trabalho, não é recomendado
chamar as pessoas por apelidos ou comentar piadinhas. Busque interagir com as
pessoas que estão ao seu lado. Administre os problemas pessoais e não fique
comentando sobre os mesmos no local de trabalho.
Fonte: Governo do ES, em 09/11/2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.