Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Portal da Transparência do ES é o 2º melhor do País para o cidadão

O que é o Portal?
O Portal da Transparência é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo para divulgar dados e informações da gestão governamental, possibilitando que a sociedade participe e acompanhe a aplicação dos recursos públicos.


O objetivo é dar maior transparência aos atos administrativos e contribuir para o aumento do controle social, da gestão democrática na Administração Pública estadual e do combate à corrupção.

No Portal, as consultas estão disponíveis aos usuários tanto em formato de tabelas como de gráficos, em linguagem simples, com navegação amigável, podendo as informações ser assimiladas por qualquer pessoa, independente de familiaridade com o sistema financeiro-orçamentário brasileiro.
O novo Portal da Transparência do Governo do Espírito Santo obteve na última terça-feira (20/11) mais uma vitória: o 2º lugar nacional no índice de transparência auferido pela Associação Contas Abertas, ficando atrás somente de São Paulo.
Recentemente, o portal conquistou o prêmio “CONIP de Excelência em Inovação na Gestão Pública” durante o Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública em São Paulo.

Na avaliação de 2010, o Espírito Santo havia ficado na 8ª posição, saltando agora para a vice liderança, chamando a atenção dos pesquisadores. Segundo a Associação Contas Abertas, “o portal de transparência do Espírito Santo foi o que mais cresceu no índice entre 2010 e 2012. O Estado, que havia obtido nota 5,36 em 2010, somou 3,37 pontos ao seu desempenho e subiu para a vice-liderança do ranking, com 8,73 pontos. Foi o maior aumento de nota que o Índice de Transparência 2012 registrou. A evolução do Estado incluiu melhorias como disponibilização de download das consultas individuais e do banco de dados completo, publicação dos salários dos servidores estaduais de forma nominal, apresentação de lista completa dos beneficiários de pagamentos e maior transparência a respeito das receitas do Estado. O portal capixaba não possuía nada disso na avaliação de 2010”.

O fato está repercutindo nacionalmente de forma positiva para o Espírito Santo e se deu em razão do esforço empreendido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Controle e Transparência, que enviou representantes à sede do ‘Contas Abertas’, em Brasília, e promoveu as melhorias e adequações necessárias, sugeridas pela associação, para facilitar a navegação do cidadão comum no Portal.

Acesse http://www.portaldatransparencia.es.gov.br/.

Fonte: DIO.ES, em 22/11/2012.
Foto: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.