Não existe nada melhor que chegar em casa após um dia de trabalho e ter todo o conforto desejado. Uma iluminação indireta aconchegante, cores bem especificadas, uma humanização projetual e um mobiliário adequado somam fatores ideiais para criar uma ambientação dos sonhos. Normalmente o ponto de encontro da família é a sala íntima, ambiente este que possui um ou mais sofás.
Este mobiliário é a peça-chave para a solução do layout, pois, além de ser o mais utilizado, com a sua localização estabelecida, posteriormente se distribui todo restante, como poltronas, LCD, mesa lateral e mesa de centro.
A definição do tipo de sofá depende do uso do ambiente.
Em salas íntimas, se utiliza, em geral, um sofá retrátil pra proporcionar maior conforto no momento de assistir TV.
Nestes ambientes, o sofá além de retrátil, pode também ser reclinável, com mais de um nível de inclinação, assim atingindo até maior profundidade. Um estofado bem-vindo para este tipo de sofá é o sued (espécie de tecido acamurçado), que por sua vez, é mais sedoso ao toque, ou seja, mais confortável para se passar mais tempo usufruindo.
Em quartos multiuso, se utiliza bastante o sofá-cama, que no dia-a-dia, cumpre o papel de sofá, e no momento de receber um hóspede, se torna uma cama. O chenille é um tipo de tecido bem usual, por ser extremamente resistente e durável.
Para livings, os sofás fixos, menos profundos, de encosto mais baixo se tornam a escolha certa. Como neste tipo de ambiente se recebe convidados, necessita-se de um diferencial decorativo, e o tecido passa a ser mais nobre, sendo assim, boas definições o shantung, o linhão e o couro.
Já em varandas, há um mobiliário específico, com uma estrutura mais apropriada para receber chuva de vento. A exemplo disto, podemos citar as fibras e os tecidos sintéticos e/ou náuticos. Estes tecidos podem ser estampados pois este ambiente externo merece cores mais vibrantes. Não se pode deixar de lado a impermeabilização dos estofados dos sofás, em geral. Isto ajuda na manutenção e limpeza em momento de queda de bebida.
A especificação correta de um sofá é importante para direcionar o projeto como um todo, por este elemento ser mais pomposo e chamativo. Para criar maior harmonia, deve-se pontuar outros itens de equilíbrio e contraste, como a disposição de poltronas ou chaises, definição de almofadas, tamanho e cor de tapete, tamanho de TV proporcional ao distanciamento do sofá, tipo de costura dos estofados, e contraposição das cortinas e papel de parede.
Fonte: Folha Vitória, por Doriene Moraes em 19/11/2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.