Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Gerente da Petrobras no ES anuncia criação de quase 1 mil empregos diretos até o ano de 2015

 

Foto: Everton Nunes
Quase 1 mil empregos diretos! Esse é o planejamento da Petrobras para o Espírito Santo até o ano de 2015, conforme anúncio do gerente geral de Exploração e Produção da empresa no Estado, Luiz Robério.

Ele falou sobre a questão no evento Café de Sucesso, realizado na manhã desta quarta-feira (07/12) pela TV Vitória, em parceira com outras empresas de vários setores da economia capixaba.

O presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Marcos Guerra, abriu o evento falando sobre o momento de dificuldade pelo qual o Espírito Santo passa no momento com a questão dos royalties e Fundap. Além disso, ressaltou o papel da Findes no Estado. "Praticamente metade dos investimentos no Espírito Santo estão ligados a petróleo e gás. Com a melhoria na exploração, podemos vencer as ameaças de perda dos royalties. A Findes tem trabalhado pelos setores que estão enfrentando problemas de desindustrialização. Temos feito parcerias com grandes empresas, como a Petrobras, como forma de alongar a cadeia de negócios do Estado", disse Marcos Guerra.

A Petrobras planeja investimentos de US$ 14,5 bilhões de 2012 até 2015 somente no Espírito Santo. A empresa já produz no litoral capixaba cerca de 330 mil barris de petróleo por dia, um aumento significativo em um período de 10 anos, quando a produção era de 13 mil barris por dia.

Em matéria de reserva, o Estado conseguiu uma evolução ainda maior. No ano 2000 eram 300 milhões de barris de petróleo, em 2011 já chegou a mais de 3 bilhões de barris. Esses dados colocam o Espírito Santo na segunda colocação entre os estados produtores do Brasil. O petróleo produzido no litoral capixaba equivale a toda a região Nordeste e Norte.

O gerente geral de Exploração e Produção da Petrobras no Espírito Santo, Luiz Robério, garantiu que com os investimentos também surgem as oportunidades de emprego. "A Petrobras já possui mais de 6 mil funcionários, próprios ou contratados, aqui no Espírito Santo. Pretendemos, com esse investimento, abrir mais 1 mil vagas de emprego até 2015", afirmou.

A Petrobras prevê que, até 2015, o Brasil produza cerca de 3,5 milhões de barris por dia. Somente no Espírito Santo, essa produção deve chegar a 600 mil barris por dia, o que representa 18% do total da produção do País, juntando a extração da Bacia de Campos e da Bacia do Espírito Santo, no litoral Norte do Estado.

Novos poços no ES
Luiz Robério também falou um pouco sobre a descoberta de novos poços no litoral Norte capixaba. O Parque dos Doces está situado na Bacia do Espírito Santo, na região de Aracruz, e deve necessitar de mais navios para extração no futuro. Os pesquisadores ainda não sabem estimar quanto pode ser produzido no local, mas as expectativas são excelentes.
 

Fonte: Redação Folha Vitória, em 07/12/2011. Por Victor Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.