Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Vencedores

Transcrito abaixo belíssimo "recado" do Prof. Edézio Caldeira Filho aos alunos da turma de Design de Móveis SEDU (Formatura no último dia 13 de setembro)

Queridos alunos da Turma de Design de Móveis da SEDU,

Ainda vivendo a “ressaca” de tantas alegrias e emoções que marcaram a noite de Formatura do último dia 13, quero me dirigir em especial aos alunos que não receberam destaques, homenagens ou premiações.

Respondendo a um e-mail da turma de Design de Interiores, deixei a seguinte citação:
“O prêmio pelo trabalho bem feito é tê-lo feito”. Acho que isso vale para “vencedores” e também para “vencidos”.


Para a turma de formandos do Bolsa SEDU não cabe em nenhum momento o rótulo de “perdedores”. Todos que chegaram ao final desse período de grande sacrifício e dedicação são certamente vencedores. Vencedores no sentido mais amplo da palavra, pois venceram o descrédito de serem alunos oriundos da escola pública, venceram o preconceito dos que viam essa oportunidade como assistencialismo, venceram a desconfiança do competitivo mercado profissional, venceram a limitação financeira que em muitos momentos impediram a aquisição do melhor material ou da melhor tecnologia para a confecção dos trabalhos, venceram o calor, as chuvas, ruas alagadas, transporte caótico e até greve de motoristas, venceram a falta de tempo, venceram problemas familiares e o desânimo de colegas que ficaram pelo caminho, venceram a dureza da dupla, ou da tripla jornada: trabalho, estudo e família, venceram dificuldades no trato com a escola e com os professores, superaram divergências de posturas e de objetivos.

Enfim, venceram!

É claro que é muito bom ser agraciado com prêmios e destaques e recebê-los quase sempre é expressão de excelência e de reconhecimento pelo trabalho realizado. Mas os prêmios trazem consigo o apelo da superação. Se vocês foram capazes de superar os colegas em uma disputa, é a si mesmos que terão que superar da próxima vez.

O tricampeão de Fórmula Um Nelson Piquet ao ser perguntado sobre o que mais lhe marcara na conquista do primeiro título mundial, ele assim respondeu: “O que mais me impressionou em ser campeão do mundo, é que o dia seguinte é um dia comum”.

E é assim mesmo! Os troféus, ainda que sejam lembrados com emoção e carinho, se tornam rapidamente objetos do passado e pedem (suplicam!) pela companhia de outros troféus.

Para os não menos queridos alunos que deixaram de receber prêmios e destaques nessa oportunidade fica o estimulante desafio de superar seus colegas nas oportunidades que virão. E depois de superarem a si próprios...

Deixo por fim um pensamento:
“Sejamos como o sol que não visa nenhum reconhecimento, nenhum elogio, não espera lucros, nem fama, simplesmente brilha”.


Um grande abraço e sucesso para todos.
Edezio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.