A exposição “Navio Negreiro”, do artista plástico Cacá Miled, está aberta em visitação até o dia 31 de agosto na Igreja de Reis Magos, em Nova Almeida. As obras podem ser visitadas das 9 às 17 horas, de terça a domingo.
A mostra reúne dez telas trabalhadas com técnicas distintas: aquarela sobre seda e a encáustica (cera de abelha com pigmento), unindo a leveza do tecido com a forma rústica da encáustica.
Cacá Miled, em seu trabalho de pesquisa, apropriou-se de algumas figuras das obras dos artistas do século XIX, o francês Debret e o alemão Rugendas, estampando-as manualmente, com acabamento em bordado e pintura. Na opinião de Cacá, a escolha por esses artistas foi devido ao realismo com que retrataram em suas obras, as atrocidades da escravidão no Brasil. Já na pesquisa literária, o artista elegeu o poema de Castro Alves, Navio Negreiro, que dá título à exposição.
Uma artista convidada por Miled integra a mostra: a fotógrafa Andreia Falqueto, que vai expor fotos do cotidiano das comunidades afro-descendentes contemporâneas.
A exposição é resultado do Projeto "Do Navio Negreiro a Queimado", de autoria de Cacá Miled, contemplado pela Lei de incentivo à cultura "Chico Prego", da Prefeitura da Serra.
A exposição se torna mais um roteiro para visitação em Nova Almeida, além da bela vista do local e o importante patrimônio histórico da região, que é a Igreja de Reis Magos.
A exposição se torna mais um roteiro para visitação em Nova Almeida, além da bela vista do local e o importante patrimônio histórico da região, que é a Igreja de Reis Magos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.