Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

terça-feira, 9 de agosto de 2011

FAFI vai oferecer oficina gratuita de dança afro-brasileira aberta à comunidade

Imagem Divulgação/Samir Melhem
Grupo de Dança Afro Negraô
Este ano a Fafi já realizou diversas atividades voltadas para a dança afro-brasileira

A Escola de Teatro, Dança e Música FAFI, antenada com o movimento de revigoração da dança afro-brasileira no Espírito Santo, vai oferecer uma oficina de dança afro-brasileira, aberta à comunidade e gratuita.

O curso, que terá início no próximo dia 20, é uma parceria com a Companhia de Dança Afro Negraô. Serão 30 vagas oferecidas.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas na secretaria da Fafi entre os dias 16 e 18 de agosto. O resultado será divulgado também na Escola, no dia 19. As aulas serão ministradas aos sábados, das 14h às 16 horas.

Dança afro-brasileira
A dança africana foi recriada no Brasil em diferentes épocas e regiões. O legado dos negros escravos ganhou novos significados e expressões em terras brasileiras. As danças afro-brasileiras presentes na cultura popular se expressam em vários ritos: na rua, na sala, no terreiro, no âmbito do sagrado ou do profano.

Da releitura de ritmos africanos, nasceram diversas manifestações da música brasileira, como: samba (de roda, enredo, canção, reggae, partido alto, rock, entre outros); maculelê; afoxé; axé baino; danças do Reinado de Nossa Senhora do Rosário (Moçambique, catopés, marujos, manguaras, pastorinhas, candomblés); Folia de Reis; Umbanda, Candomblé (dança dos orixás); congo; jongo; batuque; capoeira e muitos outros.

Este ano, a Fafi já realizou diversas atividades voltadas para a dança afro-brasileira. Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, durante todo do mês de abril foram oferecidas oficinas de “Dança Afro Pop Experimental Contemporânea” e “Dança Caribenha”.

Por conta do Dia Nacional de Combate ao Racismo, 13 de maio, a instituição preparou uma programação com mais oficinas de dança afro-brasileira, além das palestras “A Dança Afro-Brasileira no Espírito Santo” e “A Descolonizarão dos Saberes e a Negritude na Dança Capixaba”.

Em julho, a Escola realizou uma aula de dança afro aberta à comunidade na praça Costa Pereira, com participação do grupo de capoeira de mestre Cabral. Houve, ainda, apresentações de diferentes grupos de dança afro-brasileira e dança contemporânea no teatro da Fafi, com direito a homenagem à bailarina negra Mercedes Batista, precursora da modalidade da dança no Brasil, que completa 90 anos em 2011.

Serviço
Oficina de dança afro-brasileira na Fafi

Inscrições: de 16 a 18 de agosto, das 9h às 18h.
Início das aulas: 20 de agosto.
Turma: aulas aos sábados, das 14h às 16h.
Onde: secretaria da Escola de Teatro, Dança e Música Fafi.
Av. Jerônimo Monteiro, 656, CentroInformações: (27) 3381-6921.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.