Respondi imediatamente com um bom mecanismo de defesa - estudo, brinco com meus filhos, vou ao salão de beleza... ah, sei lá! Enfim, esse pequeno diálogo me fez pensar na minha vida profissional e pessoal. Como sou apaixonada por comunicação e marketing, vivo e estudo esses assuntos com entusiasmo e amor, resolvi transformar a conversa numa reflexão sobre Marketing Pessoal.
Se os conceitos clássicos e contemporâneos de Marketing nos apresentam questões sobre marcas, diferenciação, competividade e estratégias de produtos, serviços, valor, preço, ponto de venda e comunicação, e que precisamos cuidar de tudo isso para ser uma marca de preferência e se manter relevante na vida das pessoas, nada mais natural do que pensar nas vidas das pessoas à luz do mercado. Será? Tentarei fazendo perguntas, não para mim, caro leitor, mas para você! Você é quem vai me contar se essa reflexão valeu a pena, combinado?
Vamos lá:
1) Qual é o seu sonho para o futuro? Você tem metas pessoais e profissionais planejadas?
2) O que você quer ser quando crescer? E o que você está fazendo para realizar?
3) De que maneira você cuida do seu repertório intelectual? Você se atualiza, estuda, busca as novas tendências da sua área de atuação?
4) Como você é? Quais são seus aspectos de personalidade que encantam e que marcam positivamente sua trajetória?
5) E quais são seus pontos de melhoria? Aquele jeitão que você sabe que não agrega e que prejudica a construção da sua imagem e da manutenção de uma rede de relacionamentos verdadeira e genuína.
6) E a sua embalagem? Como está sua aparência? Sim, sua aparência! Você adota um aspecto relaxado, descuidado consigo? O que você faz para se sentir cada vez mais bonito e bem consigo mesmo?
7) Quer conseguir uma recolocação no mercado? Almeja uma promoção? De que maneira ética, gentil e vibrante, pressupostos para a empregabilidade, você se apresenta para o mercado?
8) O que você faz de melhor? O que você tem de melhor? E esse melhor, é uma opinião sua ou já foi reconhecido por quem você ama, admira ou se inspira?
Da mesma maneira que vivemos no mundo das marcas personificando suas estratégias para se destacarem, vivemos no mundo onde as pessoas buscam estratégias para se diferenciarem!
E aí, você cuida da sua principal Empresa: Você?
Carine Cardoso
Comunicação com o Mercado
Psicoespaço Ltda
Fonte: Psicoespaço, em 28/10/2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.