Foto: Samira Gasparini
Barracas padronizadas na Praça dos Namorados oferecem diferentes produtos aos finais de semana
Artesãos interessados em participar do Programa Artes na Praça, na Praça dos Namorados, na Praia do Canto, podem procurar a Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória até esta quinta-feira (08/08).
No total, serão oferecidas 40 vagas e haverá formação de cadastro de reserva com validade de um ano. A avaliação será por meio de avaliação de produtos de acordo com a ordem e pontuação de critérios, como qualidade e acabamento, originalidade, inovação, matéria-prima local, elementos iconográficos e sustentabilidade ambiental. A pontuação vai de 0 a 10.
Os artesãos deverão comparecer à sede da Prefeitura de Vitória, na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, nº 1927, em Bento Ferreira, de segunda a sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 13 às 17 horas, portando os documentos relacionados em edital que pode ser aberto aqui.
Segundo a coordenadora do Programa Artes na Praça, Ana Paula Messias Pagani, será uma ótima oportunidade para artesãos qualificados exporem sua arte de maneira organizada. "São normalmente vagas concorridas e haverá rigor e critérios claros na escolha. Moradores e turistas devem se surpreender com a beleza e delicadeza dos produtos".
Resultado
Os produtos deverão ser entregues em dois envelopes e uma caixa para avaliação da comissão especializada. A relação com o nome dos artesãos aprovados na seleção será publicada no dia 31 de agosto.
A praça é uma boa opção de lazer nos finais de semana para moradores e turistas. Com mais de 20 anos de tradição, o Programa Artes na Praça conta atualmente com 224 expositores, sendo 182 de artesanato e 42 na área de alimentação, funcionando aos sábados e domingos, das 18 às 22 horas.
Foto: Elizabeth Nader
Produtos artesanais, como tapetes, são comercializados pelos artesãos
As barracas expõem objetos de decoração, como quadros, vasos, luminárias, castiçais, tapetes, almofadas, esculturas em metais e pedras, arranjos decorativos e velas coloridas. Também há roupas de cama, mesa e banho bordadas e pintadas a mão, bolsas e calçados confeccionados de forma artesanal, assim como joias e bijuterias feitas em pedras, metais e fios.
Para a criançada, são comercializados brinquedos em madeira, jogos educativos, bonecas de pano e fantoches. E no local também há brinquedos como pula-pula, cama elástica, carrinhos elétricos e pôneis.
Na parte de alimentos, os expositores oferecem uma diversidade de doces e salgados. São vendidos desde as típicas comidas capixabas, como a famosa torta capixaba, até os quitutes tradicionais de praça, como bolos, docinhos, cachorro-quente e pizzas, entre muitas outras delícias.
Fonte: PMV, em 06/08/2013. Com edição de Matheus Thebald.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.