Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Prefeitura devolve recursos do Fundo do Meio Ambiente

Prefeito acompanha limpeza do Parque Natural Municipal de Jacarenema - Imagem: Zanete Dadalto

A Prefeitura de Vila Velha fez o primeiro depósito na conta do Parque Natural Municipal de Jacarenema de recursos que foram sequestrados pela Justiça do Trabalho na gestão passada. Os recursos do Fundo do Meio Ambiente sofreu um bloqueio seguido de sequestro por parte do Poder Judiciário para garantir o pagamento de precatórios em atraso. Se os precatórios tivessem sidos pagos corretamente na administração passada não haveria necessidade deste sequestro.

O recurso, que estava depositado na conta do município desde 2004, é relativo à compensação ambiental, ou seja, foi pago por uma empresa à Prefeitura de Vila Velha e só poderia ser utilizado para fins ambientais.  Agora a Prefeitura vai devolver, em 12 parcelas, os R$ 5,2 milhões à conta original do Fundo do Meio Ambiente. Isto é resultado de um acordo feito com o Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA).

O recurso será utilizado no processo de desapropriação de áreas do parque e no pagamento de indenizações. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Alberto Pêgo, esta é uma conquista para a cidade e demonstra a seriedade da administração. “Estamos reparando um erro cometido na gestão passada garantindo que agora o recurso terá utilização devida”.

Compensação ambiental – Conforme Lei nº 9.985/2000, que cria o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), uma porcentagem do valor de empreendimentos que necessitem fazer Estudo de Impacto Ambiental (EIA) devem ser destinados ao pagamento de  compensação ambiental  e este recurso deve ser reservado ao custeio de Unidades de Conservação.

Ainda de acordo com o SNUC, este valor pode ser utilizado para regularização fundiária e demarcação de terras, elaboração, revisão ou implantação de plano de manejo, aquisição de bens e serviços necessários à implantação, gestão, monitoramento e proteção da unidade, compreendendo sua área de amortecimento; desenvolvimento de estudos e pesquisas necessários à criação de nova unidade de conservação e para o manejo da unidade de conservação e área de amortecimento.

Fonte: PMVV, em 10/07/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.