Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Prefeito sanciona Lei do PDM de Vila Velha

PDM sanção - Imagem: Alexandre Alvares

O Prefeito Rodney Miranda sancionou na manhã de ontem, 10/07, o projeto de lei 009/2013 que dá nova redação a alguns dispositivos do Plano Diretor Municipal (PDM) do Município. A partir de agora as construções civis poderão ser retomadas em Vila Velha, levando em conta algumas mudanças definidas no projeto de lei.

Uma das definições mais significativas estipula em 12 pavimentos a altura máxima para as novas edificações na orla de Itaparica, Itapuã e Praia da Costa. Define também como zona especial de interesse ambiental o Parque de Jacarenema, o Morro do Moreno, do Penedo, da Manteigueira, ilhas, e outros locais.

A Prefeitura de Vila Velha em conjunto com o Ministério Público e a sociedade civil organizada  chegaram a um acordo para solucionar a questão que vinha sendo analisado e discutido desde fevereiro deste ano. Assim, a Prefeitura encaminhou para a Câmara o projeto de lei 009/2013 que foi aprovado com algumas emendas.

Por este projeto de lei, em substituição aos 13 artigos inconstitucionais, passa a vigorar basicamente o que estabelece o Projeto Lei do PDM apresentado à Câmara Municipal em 2006. O Ministério Público considerou válido o PDM de 2006 porque ele foi fruto de uma discussão com a comunidade e representa as expectativas de todos os setores da sociedade.

“O nosso objetivo foi o de ter uma lei que preservasse a qualidade de vida em Vila velha”, afirmou o Procurador Geral do Município, Rafael Tardin. Ele disse ainda que, em função da indefinição do PDM, mais 150 projetos estavam parados, o que representa negócios na ordem de R$ 800 milhões e geração de 5 mil postos de trabalho. Com a aprovação do PDM, a cidade voltará ao seu desenvolvimento na área da construção civil.

Novo PDM – Ainda no segundo semestre de 2013, a Prefeitura inicia a discussão para elaboração de um novo PDM com a participação de todos os setores da sociedade. A discussão deve durar 18 meses e a aprovação final do novo PDM deve ocorrer no final de 2014.



A história do PDM de Vila Velha
Em 2006, o Prefeito de Vila Velha, Max Filho, encaminhou para a Câmara de Vereadores de Vila Velha o projeto de Lei 34/2006, que a Lei do Plano Diretor Municipal (PDM). Este PDM foi amplamente discutido com a sociedade, Ministério Público e outros setores. Portanto, fruto da participação popular.

Ao receber o Projeto de Lei 34/2006, a Câmara de Vereadores mudou a proposta original e alterou dezenas de artigos. Após esta alteração, o Projeto de Lei, agora transformado em Autógrafo de lei, foi encaminhado para sanção do Prefeito.

Ao chegar ao Gabinete, o Prefeito Max Filho vetou 13 artigos do Autógrafo de Lei. Ele vetou justamente os artigos que os vereadores mudaram em relação ao projeto original.  Então ele sancionou o restante do Autógrafo transformando-o na Lei Municipal 4.575/2007.

De volta à Câmara Municipal, os vereadores derrubaram o veto do Prefeito, e passou a vigorar a Lei 4.575/2007 como definiram os vereadores em detrimento à decisão da população.

Então em 03 de janeiro de 2008 entrou em vigor a Lei 4.575/2007.

Na sequência, ainda em 2008, o Ministério Público ajuizou uma ação civil pública pedindo a inconstitucionalidade dos 13 artigos e depois ajuizou Ação Direita de Inconstitucionalidade (Adin nº 1000800068346834), de 27 de março de 2008.

Em 28 de maio de 2012, o Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo julgou – por unanimidade –inconstitucional os 13 artigos da Lei.

De maio a outubro de 2012, ficaram suspensas a aprovação e a analise de projetos na Prefeitura de Vila Velha.

Apesar da aprovação dos projetos arquitetônicos estarem suspensas por determinação da justiça, de outubro a dezembro de 2012, muitos foram aprovados.  Isso se deu porque a Procuradoria Geral da Prefeitura promulgou o Acórdão n° 19/12 para que não houvesse paralisação das atividades de aprovação de projetos. Esse Acórdão NÃO teve anuência por parte do Ministério Público e nem por parte da nova administração, por isso a aprovação foi suspensa no dia 2 janeiro.

Solução
A Prefeitura de Vila Velha, o Ministério Público e sociedade civil organizada  chegaram agora a um acordo para solucionar a questão. Assim a Prefeitura encaminhou para a Câmara o projeto de lei 009/2013.  Por este projeto de lei, em substituição aos 13 artigos inconstitucionais, passa a vigorar basicamente o que estabelece o Projeto Lei do PDM apresentado à Câmara Municipal em 2006. O Ministério Público considerou válido o PDM de 2006 porque ele foi fruto de uma discussão com a comunidade e representa as expectativas de todos os setores da sociedade.

No segundo semestre de 2013, a Prefeitura inicia a discussão para elaboração de novo PDM com a participação de todos os setores da sociedade. A discussão deve durar cerca de 2 anos até a sua aprovação final do PDM.

Em 2011, a antiga administração apresentou um novo PDM que foi julgado inconstitucional em sua integridade pelo Tribunal de Justiça.

Sanção
Neste mês de julho, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade o projeto de lei e hoje (10 de julho), o Prefeito Rodney Miranda sancionou a lei.


Fonte: PMVV, em 11/07/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.