Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Siga os 10 mandamentos do concurseiro

Candidatos devem ter o hábito de revisar o que estudam e também conhecer a banca
Foto: Divulgação
Divulgação
Foco, disciplina e planejamento são três fatores fundamentais para passar

Quer passar em um concurso público? Então fique atento aos 10 mandamentos de um concurseiro. De acordo com o especialista em concursos, José Wilson Granjeiro, só alcança o sucesso, ou seja, a aprovação, quem corre atrás de seus objetivos.

Ele elaborou os dez mandamentos baseados nas observações diárias que faz. "Sofri na pele tudo isso que os alunos passam. A minha ideia é não deixar que eles cometam os mesmos erros que eu. A intenção é dar uma injeção de ânimo nessas pessoas que pensam em desistir no primeiro obstáculo", afirmou.

Granjeiro destaca a importância do candidato ter foco nos estudos, além de criar o hábito de dar continuidade ao planejamento. Também, segundo ele, é preciso ter disciplina para fazer uma atividade física.

"É preciso que o candidato saiba enfrentar um eventual fracasso e tirar dele as melhores lições. É essencial também saber ouvir outras pessoas", avaliou.

O especialista em concursos destacou que fez uma pesquisa entre os concurseiros e descobriu que 98% deles fazem resumos e os revisão quando faltam duas semanas para a realização das provas.

"Foco é tudo. Isso ajuda ao candidato a se manter motivado a pensar na carreira pública. Resumos, mapas mentais e esquemas são uma excelente forma de organizar os estudos e não esquecer o conteúdo", disse.

Outra observação de Granjeiro é sobre a banca examinadora. Segundo ele, a banca é considerada uma das principais concorrentes do concurseiro. Conhecer os pontos fortes e fracos e o estilo desse concorrente representa uma vantagem para o candidato.

"Além dos bons salários, a carreira pública oferece benefícios, garantidos por toda a vida do servidor: assistência médica, auxílio-alimentação, entre outras", disse.

10 mandamentos do concurseiro

1. Planejarás e organizarás metas
O concurseiro em busca da aprovação precisa ter uma rotina e um cronograma de estudos bem definido. Essa é uma maneira de evitar a perda de tempo frente a uma grande quantidade de conteúdo a ser estudado.

2. Cuidarás da saúde
Tanto mental quanto física. Fazer exercícios físicos é importante para oxigenar o cérebro e melhorar a capacidade cognitiva. Não descuide também da alimentação e do sono.

3. Assumirás os erros
O estudante que não obteve sucesso em seleções passadas precisa ter humildade para reavaliar sua estratégia e analisar o que fez de errado ou o que faltou fazer para atingir a aprovação.

4. Buscarás ajuda de professores, colegas e parentes
Um dos erros do candidato é achar que seu concorrente é o colega de cursinho, quando na verdade é a banca examinadora. Colegas são uma boa fonte de compartilhar estratégias, assim como professores têm muito a contribuir pela experiência e conhecimento e parentes na parte motivacional.

5. Evitarás as redes sociais
Grandes vilãs do aproveitamento de tempo. Duas, três horas diárias na internet poderiam ser usadas para fazer exercícios e revisões. Moderação é a palavra.

6. Afastar-se-ás de pessoas preguiçosas e negativas
Essas pessoas são extremamente prejudiciais para o concurseiro, pois negatividade é contagiosa e pode causar desmotivação.

7. Conhecerás a banca examinadora
Já que a banca é considerada uma das principais concorrentes do concurseiro, conhecer os pontos fortes e fracos e o estilo de seu concorrente representa uma vantagem para o candidato.

8. Revisarás
Resumos, mapas mentais e esquemas são uma excelente forma de organizar os estudos e não esquecer o conteúdo.

9. Serás fiel ao seu objetivo
O concurseiro que estuda para diversos concursos de carreiras diferentes acaba tendo que estudar muitas matérias sem dominar nenhuma. Seguir um grupo específico de concursos é positivo para acumular conhecimento para oportunidades cada vez melhores.

10. Manter-se-ás motivado
Além do salário oferecido, o candidato precisa de outros fatores que o encorajem a seguir em frente e manter o foco, mesmo quando resultados demoram a aparecer.

Fonte: A Gazeta, em 05/11/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.