Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Para você que quer ser aprovado em concurso público

Regras da nova aposentadoria vão afetar aprovados em concurso

Diferente dos atuais funcionários públicos, esses profissionais não terão mais direito a aposentadoria integral nem poderão receber um benefício proporcional à renda
 
Foto: Divulgação
Divulgação
Candidatos que passarem em seleções públicas a partir de fevereiro de 2013 serão enquadrados na nova regra

Os servidores que ingressarem no serviço público federal a partir de fevereiro de 2013 vão fazer parte de um novo regime previdenciário. Diferente dos atuais funcionários públicos, esses profissionais não terão mais direito a aposentadoria integral nem poderão receber um benefício proporcional a renda. Se quiser ganhar mais, o trabalhador da União precisará fazer contribuições extras para a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp).

Na prática, o servidor vai receber o teto máximo pago pelo INSS, que hoje está em R$ 3.916,20. Ele precisará contribuir em mais 8,5% para ter vencimentos próximos ao que tinha durante o periodo de atividade. Também não poderá se aposentar antes de completar 60 anos de idade e 35 anos de contribuição, no caso dos homens; e 55 anos de idade e 30 de contribuição, no caso das mulheres.

Nessa gama de concursos que serão abertos a partir de agora e alguns que já foram realizados nos últimos anos, existe a possibilidade de os candidatos convocados já serem enquadrados na nova regra previdenciária.
A estimativa é de que aprovados em pelo menos nove seleções possam ser contratados a partir das novas normas. Entre os concursos que já farão parte do novo sistema previdenciário estão os certames da Polícia Rodoviária Federal, Ministério do Trabalho, Dnit, Tribunais Regional do Trabalho e Eleitoral do Estado.

A especialista em concursos Ivone Goldner, coordenadora do CEP, afirma que o novo regime é desvantajoso quando comparado às regras anteriores. No entanto, ela explica que o servidor, mesmo assim, terá benefícios não conquistados pelo trabalhador que está sob o regime geral.

"Para os atuais servidores, foi garantido o direito de permanecer no atual modelo. Mas algumas pessoas poderão migrar para as novas regras. Algo que não é aconselhável", diz.

Ela acrescenta que é importante frisar que no Espírito Santo ainda não foi instituído o regime complementar de previdência. E isso, de certa forma, deve atrair um elevado número de pessoas interessadas.


Perda
Alguns estudos mostram que os servidores poderão ter perda salarial de até 37% da renda. Dependendo do tempo de contribuição ao fundo, a redução do benefício pode ser ainda maior.

Uma forma de evitar a perda é optar por um pagamento maior ao fundo. Nas regras do projeto, o servidor está livre para fazer depósitos acima de 8,5 %. Porém, a contrapartida da União não será superior a alíquota de 8,5%.

Na última quarta-feira, a ministra de Planejamento, Miriam Belchior, disse que o Estatuto da Funpresp foi aprovado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

O governo agora trabalha na elaboração do plano de benefícios. A medida é necessária para viabilizar o funcionamento do novo sistema de previdência no início de 2013.

Segundo a ministra, os órgãos do Poder Executivo, Legislativo e Ministério Público terão um fundo conjunto de previdência para o seus novos servidores. Já o Judiciário terá o seu próprio fundo.

 


Disputas
Auditor do Trabalho, analista do INSS, Dnit e PRF
Os concursos estão previstos, mas sequer tiveram o edital publicado. Mesmo que as regras sejam publicadas este ano, seguramente os novos auditores somente tomarão posse após fevereiro de 2013.


Polícia Federal
O concurso está suspenso devido a vícios no edital. Considerando as várias etapas somente após fevereiro de 2013 é que haverá nomeações, já com sujeição às novas regras.

Tribunal Regional do Trabalho do ES
O concurso foi realizado em 2009 e o prazo de validade expirará em agosto de 2013. Estão sendo feitas várias nomeações, havendo chance de seguirem apósfevereiro de 2013.

TRT-ES e Tribunal de Contas da União
Os resultados foram homologados em 2011 e o prazo de validade é de 2 anos prorrogável por igual período. Alguns aprovados serão empossados após fevereiro de 2013.

Tribunal Regional Federal 2ª Região
Os concursos foram realizados em 2012 e o prazo de validade é de 2 anos, prorrogável por igual período. Logo, muitos aprovados somente serão empossados após fevereiro de 2013.

Fonte: A Gazeta, em 26/10/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.