Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Não perca sua vaga de emprego após contratação

Algumas atitudes dos jovens põem em risco o emprego nos seis primeiros meses de contratação
 
Ricardo Medeiros
Foto: Ricardo Medeiros
Evandro procurou fazer tudo de forma correta e cresceu na empresa

Conseguir um bom emprego não é nada fácil, ainda mais com o mercado de trabalho cada vez mais disputado. Por isso, para quem já agarrou a oportunidade, manter-se na vaga é um outro desafio.

Para os jovens, a empolgação com o emprego, a necessidade de mostrar serviço e, às vezes, a falta de senso e maturidade para lidar com determinadas situações podem colocar tudo a perder logo nos seis primeiros meses após a contratação.

“São atitudes comuns na juventude. Ter ansiedade por resultados rápidos, desejar se reconhecido pelo seu trabalho de imediato, desejar um aumento salarial. Quando isso não é possível, gera uma frustração na pessoa, além da baixa produtividade no trabalho”, explica Elias Gomes, consultor de carreira da Acroy Consultoria.

Atitudes como não dar a devida importância ao superior ou às atribuições que lhe foram passadas são, de acordo com especialistas, erros graves.

O consultor Elias Gomes alerta que ficar chateado por qualquer situação não é aconselhável. “A arrogância, a falta de humildade e as atitudes passionais, diante de pequenos conflitos que surgem no dia a dia, não são bem vistas pelas empresas”, lembra.

O outro lado
Mas há quem tenha feito o caminho inverso, controlado sua ansiedade e procurado fazer tudo direito. O resultado? O emprego garantido e a chance de crescer dentro da empresa.

Foi isso o que fez Evandro Matias Rosindo, 29 anos. Ele começou na empresa Argalit no final de 2006, aos 24 anos como auxiliar de serviços gerais. Dois meses depois, Evandro foi contratado.

“Acredito que desempenhei bem as minhas atividades. Buscava fazer sempre além do que pediam. Nunca me acomodei e buscava conversar com colegas mais experientes para absorver conhecimento”, diz. Atualmente, Evandro atua como auxiliar administrativo.

O que você deve evitar:

Ficar no telefone resolvendo problemas pessoais
O problema não é ligar vez ou outra para a família ou para resolver qualquer questão fora do trabalho, e sim ficar pendurado sempre batendo boca com a pessoa. Se for o caso, saia da sua mesa e use o seu celular para resolver essas coisas. O mesmo vale para quem gosta de detalhar os problemas pessoais para os colegas do trabalho.

Trabalhar ligado no Facebook ou Twitter
A maioria das empresas não permite que os funcionários acessem as redes sociais no trabalho. Se a sua empresa deixa, é sinal que confia no bom senso de seus empregados. Então, não passe o dia tuitando ou escrevendo no Facebook, pois pega muito mal.

Fazer piadas engraçadinhas durante o expediente
Tem sempre um engraçadinho que gosta de fazer piadinha com os colegas, seja questionando a masculinidade de alguém ou zoando daquele tímido que mal consegue falar. Como tudo tem limite, chega uma hora que a pessoa passa a ser inconveniente. Aí vai um alerta: tenha sempre cuidado com o que fala.

Esperar por instruções
Na escola, às vezes os professores facilitam a vida dos alunos, dizendo exatamente aquilo que esperam. Não pense que o mesmo acontecerá no seu trabalho. O seu chefe não está lidando somente com você. Ele pode indicar os caminhos que você deve seguir, mas não vai te acompanhar enquanto você os atravessa. Seja proativo, chame a responsabilidade para si.

Agir como se você já tivesse feito suas obrigações
Agir como se você já tivesse cumprido todas as suas obrigações vai passar ao seu chefe e aos colegas de trabalho uma impressão ruim sobre o seu profissionalismo. Nunca fique satisfeito. Se você concluiu uma tarefa, peça outra para não ficar desocupado. E nunca acredite que você está fazendo um favor para a empresa.

Não trabalhar pelo time
Durante os estudos você compete sozinho por uma vaga no mercado de trabalho. Todos os esforços dependem de você. Esqueça isso no trabalho. Você precisa saber trabalhar em equipe, conquistar coisas para o time e vibrar com a vitória dos seus companheiros de trabalho. Nunca tente mudar uma equipe na qual você acabou de entrar. O ideal é se adaptar a ela.

Converse, sempre
Manter diálogo com o seu superior é importante. Procure questionar sobre sua conduta dentro da empresa. Vale t ambém conversar com colegas mais experientes.

Seja mais racional
Evite levar problemas pessoais para o trabalho. Seus colegas não são obrigados a aturar reclamações, principalmente fora do assunto trabalho.

Respeite horários
Seja disciplinado em relação a horários e compromissos. É o seu nome que está em jogo e a sua conduta como profissional.

Controle a sua ansiedade
É típico do jovem querer mostrar serviço, ser eficiente o tempo todo. Esse comportamento, segundo especialistas, pode surtir efeito contrário. É preciso ter controle emocional.

Fonte: Gazeta Online, em 08/10/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.