O Estado do Espírito Santo está se preparando para receber investimentos que irão beneficiar a construção, reforma e modernização de nove aeroportos. Para isso, a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (SETOP) lançou um edital, na segunda-feira (22/10).
O edital será para contratar a empresa que fará o estudo de viabilidade técnica desses nove aeroportos no Estado. O objetivo principal é promover o desenvolvimento de todo o Espírito Santo, dando suporte logístico para atender às demandas de todas as regiões.
Além da viabilidade técnica dos nove aeroportos, o edital, orçado em torno de R$ 5 milhões, ainda prevê que a empresa vencedora faça o projeto executivo de seis deles, além do terminal de passageiros do Aeroporto de Linhares, que já será beneficiado com a ampliação da pista de pouso, em outro edital, lançado recentemente. Essa pista, por sinal, tem previsão de início das obras no início de 2013, num investimento federal e estadual de R$ 31 milhões.
Sobre os demais projetos, a empresa que vencer o edital fará o estudo de viabilidade e projeto executivo para os aeroportos de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina, Guarapari, Baixo Guandu e um município da Região Serrana (a ser definido com a ajuda do estudo de viabilidade); além de mais três desses estudos de viabilidade técnica para os aeroportos privados de Nova Venécia, Vila Velha e Aracruz.
"Hoje, para conseguirmos apoio federal para a melhoria de aeroportos, é importante termos alguns projetos em mãos. Nossa intenção é ter tudo pronto em 2014 e, aos poucos, conseguir apoio federal para desenvolver nossos aeroportos junto ao Programa Federal de Auxílio aos Aeroportos (PROFAA), assim como conseguimos para Linhares", disse o secretário Fábio Damasceno. Cerca de 60% do valor total previsto para a construção da nova pista do Aeroporto de Linhares vem do PROFAA.
A previsão é de que a pista de pouso do aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim tenha 1,8 quilômetro de extensão, com as demais pistas de São Mateus, Colatina, Guarapari, Baixo Guandu e Região Serrana fechadas em 1,4 quilômetro cada. As pistas dos outros três aeroportos ainda dependerão do estudo preliminar. Para todos os nove ainda estão previstas a construção de terminais de passageiros, com pista ampliada e sinalizada, mais a seção contra incêndio.
Dentro desse cronograma de aeroportos estudado pelo Governo do Espírito Santo, a previsão é que os de Linhares e de Cachoeiro de Itapemirim sejam aeroportos regionais, enquanto os outros serão aeroportos locais.
Fonte: Dio.ES. Foto: Thiago Guimarães / Secom-ES.
Além da viabilidade técnica dos nove aeroportos, o edital, orçado em torno de R$ 5 milhões, ainda prevê que a empresa vencedora faça o projeto executivo de seis deles, além do terminal de passageiros do Aeroporto de Linhares, que já será beneficiado com a ampliação da pista de pouso, em outro edital, lançado recentemente. Essa pista, por sinal, tem previsão de início das obras no início de 2013, num investimento federal e estadual de R$ 31 milhões.
Sobre os demais projetos, a empresa que vencer o edital fará o estudo de viabilidade e projeto executivo para os aeroportos de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina, Guarapari, Baixo Guandu e um município da Região Serrana (a ser definido com a ajuda do estudo de viabilidade); além de mais três desses estudos de viabilidade técnica para os aeroportos privados de Nova Venécia, Vila Velha e Aracruz.
"Hoje, para conseguirmos apoio federal para a melhoria de aeroportos, é importante termos alguns projetos em mãos. Nossa intenção é ter tudo pronto em 2014 e, aos poucos, conseguir apoio federal para desenvolver nossos aeroportos junto ao Programa Federal de Auxílio aos Aeroportos (PROFAA), assim como conseguimos para Linhares", disse o secretário Fábio Damasceno. Cerca de 60% do valor total previsto para a construção da nova pista do Aeroporto de Linhares vem do PROFAA.
A previsão é de que a pista de pouso do aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim tenha 1,8 quilômetro de extensão, com as demais pistas de São Mateus, Colatina, Guarapari, Baixo Guandu e Região Serrana fechadas em 1,4 quilômetro cada. As pistas dos outros três aeroportos ainda dependerão do estudo preliminar. Para todos os nove ainda estão previstas a construção de terminais de passageiros, com pista ampliada e sinalizada, mais a seção contra incêndio.
Dentro desse cronograma de aeroportos estudado pelo Governo do Espírito Santo, a previsão é que os de Linhares e de Cachoeiro de Itapemirim sejam aeroportos regionais, enquanto os outros serão aeroportos locais.
Fonte: Dio.ES. Foto: Thiago Guimarães / Secom-ES.
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
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