Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Como está sua autoestima? Faça o teste e descubra

Boa autoestima leva a relacionamento melhor!
 
Quem tem baixa autoestima tende a cobrar muito de si mesmo. Se você ainda se sente inseguro, saiba que é possível reverter esse quadro na vida adulta.
 
Foto: Ricardo Medeiros
Ricardo Medeiros
“O mais importante é estar bem  consigo mesma e se aceitar”, diz Ana Paula

Quando você se olha no espelho, fica feliz com o que vê? Sabe receber elogios? Consegue aceitar críticas e usá-las como incentivo para melhorar? Pessoas com boa autoestima normalmente se relacionam melhor com as outras e lidam de forma mais madura com as dificuldades da vida. Mas se você ainda se sente inseguro, saiba que é possível reverter esse quadro na vida adulta.

O mestre em psicologia, Felipe Pimentel, explica que o termo autoestima refere-se ao amor próprio. “Se você não está satisfeito com a própria companhia, tende a apresentar problemas para se relacionar com as outras pessoas”, explica o psicólogo.

Ele observa que pessoas que têm baixa autoestima tentam compensar a falta de outras maneiras, cobrando-se muito e sendo muito exigentes com os outros. Além disso, a insegurança é uma característica muito comum em pessoas ciumentas em excesso.

Para melhorar a autoestima, Felipe diz que não existe uma receita de bolo, mas é possível evoluir dentro do convívio social. “É importante buscar pessoas que não são tão exigentes para oferecer afeto e valorizar as coisas que fazem bem para a própria pessoa”, recomenda o psicólogo.

Mas se dentro das relações pessoais não for possível encontrar motivos para melhorar a autoestima, o ideal é procurar a ajuda de um especialista e fazer terapia.

Tempo é remédio

Para a vendedora Ana Paula de Almeida Lima, 29 anos, o tempo foi o melhor remédio para melhorar a autoestima. Ela conta que passou a se ver além do espelho e a enxergar melhor as próprias qualidades.

“Com o tempo, eu aprendi a me aceitar do jeito que eu sou e passei a ser feliz assim. Hoje, eu me gosto muito mais do que há 10 anos”, conta Ana Paula.

Ela conta que é vaidosa e gosta de se cuidar, mas o mais importante está dentro dela. “Outras coisas têm muito mais valor que a aparência. O mais importante é você estar bem consigo e se aceitar”, conta.

Ter autoestima é muito bom, mas como tudo que é demais pode estragar, uma pesquisa realizada pela Nanyang Technological University, de Singapura, mostrou que quem se autoelogia demais, pode ficar com a autoestima em baixa e até ter depressão. Isso por conta da frustração da cobrança em excesso.

Como está a sua autoestima?


Costumo destacar meus defeitos e minimizar minhas qualidades
(a) Quase sempre
(b) Às vezes
(c) Raramente

Fico ofendido quando alguém me faz alguma crítica
(a) Quase sempre
(b) Às vezes
(c) Raramente

Sou perfeccionista e costumo exigir muito de mim
(a) Quase sempre
(b) Às vezes
(c) Raramente

Quando passo por momentos de estresse, a imunidade baixa e eu acabo ficando doente
(a) Quase sempre
(b) Às vezes
(c) Raramente

Tomo atitudes contra minha vontade só para me sentir incluído no grupo
(a) Quase sempre
(b) Às vezes
(c) Raramente

Sinto-me inseguro antes de encarar um novo desafio
(a) Quase sempre
(b) Às vezes
(c) Raramente

Tenho dificuldade para me relacionar com outras pessoas
(a) Quase sempre
(b) Às vezes
(c) Raramente

Evito criar muita intimidade com as outras pessoas
(a) Quase sempre
(b) Às vezes
(c) Raramente

Quando reconhecem algo bom que eu fiz, desconfio dos elogios
(a) Quase sempre
(b) Às vezes
(c) Raramente

Tenho vergonha de pedir ajuda nos momentos de dificuldade
(a) Quase sempre
(b) Às vezes
(c) Raramente

Respostas:

Maioria (a)
Sua autoestima está em baixa. Esse olhar negativo que você tem sobre si pode atrapalhar a sua vida. Se não conseguir mudar sozinho, talvez seja importante fazer terapia.

Maioria (b)
Sua autoestima ainda não é mil maravilhas. Tente olhar para dentro de si e reconhecer o seu valor. Observar os outros é importante, sim, mas comparar-se com as outras pessoas e sentir-se inferior não é nada saudável.

Maioria (c)
Sua autoestima vai muito bem. Você tem uma visão positiva sobre si e valoriza as próprias qualidades.


Fonte: G1 ES, 18/09/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.