Foto: Samira Gasparini
Os taxistas autorizados têm a
logomarca do táxi bordada em seus uniformes (blusa branca e calça
preta)
O serviço de táxi da capital é totalmente padronizado, os taxistas são uniformizados e todos os 462 veículos possuem rastreamento por GPS, garantindo, assim, um serviço de qualidade com segurança para os usuários e operadores do sistema.
A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) orienta aos moradores a somente utilizarem o serviço regulamentado, usando sempre o taxímetro, e a não pegar carros descaracterizados. A fiscalização no serviço é frequente.
A Setran também realiza, anualmente, vistoria em todos os táxis, para avaliar suas condições de uso. O veículo não pode passar de cinco anos, contados da data de fabricação - passando esse prazo é exigida a troca.
A Setran ainda exige, anualmente, atualização de cadastro dos permissionários e condutores auxiliares, quando diversos documentos devem ser apresentados, entre eles Certidão Criminal e Auditoria Militar expedida pelo Fórum Criminal de Vitória; Certidão Criminal expedida pelo Fórum Criminal do domicílio; e laudo médico de aptidão profissional.
Também são exigidos cursos de capacitação, como o de relações interpessoais, o de atendimento com qualidade e urbanidade e o de noções básicas de turismo com conhecimento dos principais logradouros e pontos de referência da Grande Vitória.
Os veículos padronizados possuem, nas laterais e nas partes traseira e dianteira, faixas nas cores laranja e amarela. O logotipo oficial dos táxis de Vitória e o nome da praça onde o veículo opera estão localizados nas portas traseiras.
Os taxistas autorizados têm a logomarca do táxi bordada em seus uniformes (blusa branca e calça preta).
Eles portam, obrigatoriamente, na parte da frente dos seus veículos, um cartão do condutor no qual o usuário do transporte encontra informações importantes de identificação do taxista, como o nome e o número da permissão.
A cor dos cartões é alterada anualmente. Após a vistoria realizada em 2011, os cartões passaram a ser da cor verde.
O usuário também conta com o serviço de denúncias e reclamações, por meio do Fala Vitória 156. Para isso é só informar o número do táxi, a placa do veículo, o dia e horário do fato acontecido.
Fonte: PMV, em 21/05/2012. Por Simone Kobe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.