A taxa de inscrição é de R$ 35 e deve ser paga até o dia 20 de junho. O edital divulgado nesta sexta-feira (25).
Alunos de escolas públicas que estejam concluindo o Ensino Médio de 2012 não precisam pagar a taxa de inscrição. Para isso, a escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica.
Também estão isentos de pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 03 e 04 de novembro, em todas as unidades da federação. No sábado, primeiro dia, os candidatos vão fazer as provas de Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. Já no domingo, as provas serão de Matemática e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias e Redação. O gabarito vai ser divulgado no dia 07 de novembro e o resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro, no site do Inep www.portal.inep.gov.br.
Oportunidades
O candidato pode utilizar a nota do Enem para entrar em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), além de servir para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência Sem Fronteiras.
Com a nota do enem, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e tentar um certificado do Ensino Médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo.
Mudanças
Na edição de 2012, a nota mínima para certificação de conclusão do Ensino Médio aumenta de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento e a correção da redação vai ganhar mais mecanismos de controle.
História
O Enem foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante que está terminando o ensino básico. Desde 2009, o Enem é uma prova de acesso às instituições de ensino superior e sua nota é utilizada como seleção de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.