Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Estado ganha dois novos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador


Dois novos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) serão criados no Estado, nos municípios de Vila Velha e São Mateus. A previsão é de que as duas unidades, criadas graças à mobilização da Secretaria de Estado da Saúde junto ao Ministério da Saúde, iniciem o atendimento à população até março. Com os novos centros, o Espírito Santo passa a contar com cinco Cerest, sendo os outros três localizados em Cariacica (no CRE Metropolitano), Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.

O CEREST é um serviço especializado nas ações de promoção, prevenção, vigilância, diagnóstico, tratamento e reabilitação em saúde dos trabalhadores submetidos a riscos e agravos relacionados às condições de trabalho.

Segundo a coordenadora do Núcleo Especial de Saúde do Trabalhador da Sesa, Rivana Marília Fernandes, a criação dos dois novos centros foi autorizada pela Portaria nº 242, publicada em dezembro do ano passado pelo Ministério da Saúde.

Os novos Cerest terão abrangência regional, referenciando 38 municípios. A unidade de Vila Velha, que terá gestão municipal, será referência para os municípios de Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Fundão, Santa Maria de Jetibá, Serra, Santa Teresa, Afonso Cláudio, Brejetuba, Ibatiba, Conceição do Castelo, Venda Nova, Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Anchieta, Piúma, Guarapari e Vila Velha.

Já a unidade de São Mateus, de gestão estadual, será referência para os municípios de Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus, Ecoporanga, Vila Pavão, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Mantenópolis, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Águia Branca e São Domingos do Norte.

No Cerest, os pacientes são acompanhados por equipe multidisciplinar que envolve: médico do trabalho, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, massoterapeuta e enfermeiro do trabalho. Além do atendimento individual, também são feitos trabalhos em grupos.

“A equipe de profissionais dos Cerest é multiprofissional e o serviço contribuirá de forma significativa para mais essas regiões, uma vez que visa promover a assistência integral aos trabalhadores com problemas de saúde relacionados ao trabalho, principalmente ao realizar as ações de vigilância e a disseminação de uma concepção que considere o trabalho como fator de saúde”, ressalta Rivana Fernandes.

O Cerest funciona no Espírito Santo desde 1996, de acordo com a Constituição de 1988, que prevê o atendimento de trabalhadores com doenças ocupacionais e acidente de trabalho no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Anny Giacomin/ Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br

Fonte: Website do Governo do ES, 18/01/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.