Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Cuidados com os excessos nas festas de final de ano evitam problemas de saúde



Com a proximidade das festas de final de ano, muitos já aguardam com expectativa pelas tradicionais ceias de Natal fartas de guloseimas e pelos brindes e comemorações de Ano Novo. Neste período, é comum comer em excesso, beber além da conta e deixar de lado os exercícios físicos. Mas este exagero pode trazer problemas para a saúde. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomenda que alguns cuidados sejam tomados.

A nutricionista da Sesa, Adriana de Fátima Bravim, orienta que as pessoas comam e bebam com moderação, evitando os excessos. “Nesta época é comum a ingestão de uma maior quantidade de calorias (gorduras, açúcares). É preciso adotar o principio da moderação, que não significa sair insatisfeito nem ‘explodindo’ de uma festa por excesso de comida”, ressalta.

Para evitar problemas, a dica é iniciar a refeição pelas saladas e frutas, ganhando um pouco mais de saciedade, seguindo para as carnes mais magras, como peru, frango e peixe, deixando por último as carnes vermelhas e evitando comer em demasiado massas com molhos a base de queijo e leite.

Quem é obeso, sofre de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou problemas cardíacos, não deve abrir mão das dietas especiais nas festas de fim de ano. “Essas pessoas precisam de cautela e manter seus regimes. Devem levar um prato com menos sal, no caso dos hipertensos, ou diet, para os diabéticos, ou avisar ao anfitrião sobre estas restrições. Isso é importante para evitar complicações em pleno período festivo”, alerta a nutricionista.

Além da moderação, Adriana lembra que a manutenção de atividades físicas nesta época é benéfica, pois previne ganho de peso. Com relação às bebidas, além da recomendação de não beber se for dirigir, a nutricionista orienta para que se evite misturar diferentes tipos de bebidas e não seja esquecida a hidratação.

“Intercalar um copo de água ou suco de frutas entre uma taça e outra de vinho ou prosecco ajuda a evitar ressaca e dor de cabeça no outro dia”, ensina. Se o excesso de bebidas alcoólicas provocar sintomas desagradáveis, deve-se procurar por orientação médica.

No caso da alimentação, após comer em excesso, a nutricionista sugere que, nas refeições seguintes, a pessoa se contente com frutas e saladas, ou seja, alimentos leves. “Adotando essas medidas, as comemorações serão muito mais saudáveis e com mais saúde”, completa.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier
alessandrafornazier@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br


Fonte: Governo do Estado do ES, 23/12/2011 08:30 | Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.