Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Oportunidade!

Coleta seletiva gera trabalho e preserva meio ambiente

Foto: Elizabeth Nader
Pessoa jogando copo descartável no depósito de coleta seletiva

A coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis que foram previamente separados do lixo comum pela população. Ao tornar possível a reciclagem, ela permite que o vidro, o papel, o plástico e os metais existentes nos objetos descartados sejam utilizados na confecção de novos produtos. Por sua vez, esse reaproveitamento reduz a quantidade de resíduos que é destinada ao aterro sanitário, aumentando sua vida útil e preservando o meio ambiente.

Em Vitória, além do benefício ambiental, a coleta seletiva gera emprego e renda. Todo o lixo reciclável recolhido no município pela Secretaria Municipal de Serviços é doado às duas associações de catadores conveniadas à Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda: a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória.

Em média, são coletadas 110 toneladas de recicláveis por mês, sendo a maior parte papelão e papel. Nas associações, os resíduos são separados, prensados e depois vendidos às indústrias de reciclagem. Dessa forma, garante-se oportunidade de trabalho a cerca de 40 catadores.

Separação de recicláveis
A coleta seletiva é baseada na separação dos resíduos passíveis de reciclagem na fonte geradora. O lixo seco (vidro, papel, metal, plástico) pode ser reaproveitado, mas, para isso, precisa ser depositado nos Postos de Entrega Voluntária (PEVs).


Os PEVs existem em diversos pontos da cidade. As pessoas podem encontrá-los em vias e praças públicas. Além disso, a prefeitura atende a pedidos de instalação de postos de entrega feitos por condomínios, empresas, instituições públicas, estabelecimentos comercias e outras entidades.

Coleta e distribuição
O recolhimento dos materiais recicláveis é realizado conforme programação definida pela Semse. O serviço é feito em caminhões munck ou baú, pois os resíduos não podem ser compactados. A partir daí, o lixo seco é transportado até a Unidade de Transbordo, onde é pesado, e de lá segue para a Amariv ou Ascamare.

Vantagens da coleta seletiva de Vitória
  • Reduz a quantidade de resíduos destinada ao aterro sanitário, aumentando sua vida útil;
  • Evita poluição dos recursos hídricos, solo e ar;
  • Poupa recursos naturais e energia;
  • Gera emprego e renda para os catadores de materiais recicláveis;
  • Proporciona qualidade de vida à população da capital.

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.