Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Exposição "Mestres Espanhóis" está aberta ao público no Palácio Anchieta

A exposição é gratuita e inédita no pais.
Como parte das celebrações dos 460 anos do Palácio Anchieta, já está aberta ao público a exposição “Mestres Espanhóis”, mostra inédita no Brasil que reúne pinturas e gravuras originais dos artistas Pablo Picasso, Salvador Dalí, Francisco Goya e Joan Miró. As obras estarão colorindo o Salão Afonso Brás até o dia 02 de outubro, e a entrada é franca.

A exposição é uma realização do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Instituto Sincades. A curadoria é do italiano Diego D'Ermoggine, relações internacionais da instituição Museu a Céu Aberto.

O governador Renato Casagrande, em seu discurso durante a abertura da mostra na noite desta segunda-feira (01), fez um rápido passeio pela história do Espírito Santo relembrando momentos importantes do Palácio Anchieta, e ressaltou a gratuidade da exposição. “A cultura deve ser uma forma de inclusão, que gere oportunidades iguais para todos. E quando falo de cultura, falo de todas as modalidades – da exposição de arte até a cultura de raiz. Por isso estamos investindo no projeto “Cultura pela Paz”, para levar essas manifestações a todos, sem preferências, nem exclusões”, disse.
São cinco séries de obras gráficas dos espanhóis, no total 101 desenhos originais, que fazem parte do acervo da Collezioni D'arte Camú, do Consorzio Camú, da Itália. As gravuras mais antigas, datadas de 1815, são o recorte das distintas vivências dos artistas.
De Goya (1746-1828), a mostra apresenta 18 painéis da série “Os Disparates”, produzida entre 1815 e 1823. A sequência reúne gravuras feitas com a mistura das técnicas de água-forte e água-tinta – esse processo, a ação corrosiva do ácido nítrico (água-forte) sobre o metal, mantém-se um mistério.

De Pablo Picasso (1881-1973), estão na mostra 26 gravuras, da “Tauromaquia”, série inspirada no tratado de touradas do famoso toureiro José Delgado, conhecido como Pepe Illo, que se tornou uma lenda ao morrer na arena de Madrid em 1801. Além dessa série, o público pode conhecer 12 trabalhos de Picasso com o tema “Le Cocu Magnifique”, inspirada na comédia “Farce en trois actes” (Farsa em três atos), apresentada em 1929. Outras três gravuras estarão em cartaz: uma também relacionada às touradas, uma em preto e branco, e outra colorida.

De Miró estão em cartaz 21 litografias com o tema “Maravillas con variaciones acrósticas en el jardín de Miró”, nascidas do trabalho compartilhado de Miró e Rafael Alberti, outro pintor, que na Espanha havia criado uma  linguagem nova e livre para a poesia. Na série, Miró se expressa por brilhantes manchas coloridas de imenso impacto visual.

Dalí tem em exibição 21 obras inspiradas na clássica obra do escritor alemão Goethe: Fausto. O artista traduz personagens e momentos da história em imagens simples, porém desenhadas com traço definido. Para estas ilustrações do Fausto, Dalí inspirou-se na versão francesa do texto traduzida por Gerard Nerval. A execução das imagens é permeada de magia e romance. As litografias, realizadas com um rubi sobre cobre, se seguem em uma alternância frenética de cheios e vazios, luzes e sombras. As invenções gráficas são surpreendentes e pertencem aos momentos mais altos do surrealismo de Dalí.

Noite de abertura
Autoridades, artistas e formadores de opinião foram recebidos no ritmo de castanholas em solenidade realizada no Salão São Tiago. O clima espanhol foi garantido pelas alunas da Alma Andaluza Estúdio de Dança.
"É um privilégio para o Espírito Santo receber uma exposição deste porte. Nossa intenção é aproximar cada vez mais a arte do povo.", disse o secretário José Paulo Viçosi.

O curador da exposição, Diego D'Ermoggine, também participou da solenidade e apresentou a exposição aos convidados. “Mestres Espanhóis foi organizada com muito carinho. Reunir estes quatro grandes gênios de forma gratuita é um privilégio oferecido aos capixabas. É uma chance de atrair público de regiões mais vulneráveis. E nossa missão é essa - democratizar e popularizar a cultura”, ressaltou.

Serviço
Exposição “Mestres Espanhóis”
Período: 02 de agosto a 02 de outubro
Visitação: De terça-feira a sexta-feira – das 10 às 18 horas.
Sábado e Domingo das 12 às 18 horas.
Local: Salão Afonso Brás, no Palácio Anchieta
Entrada gratuita
Site:
www.mestresespanhois.com.br

Agendamento para grupos
Os grupos têm acesso a um atendimento personalizado. Durante a visita são orientados por monitores preparados para passar todas as informações sobre as obras e os artistas. Para garantir a visita guiada é necessário agendar pelo telefone (27) 3315 7071 ou e-mail agendamento@premium.srv.br. O horário de atendimento é das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Fotos: Thiago Guimarães/ Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.