Para aqueles que têm o sonho de trabalhar em uma empresa aérea, essa pode ser a chance. A GOL, empresa de aviação, abriu 262 vagas de emprego para tripulantes técnicos e tripulantes comerciais, sendo 62 para tripulação técnica (co-piloto e comandante) e 200 para tripulação comercial (comissários de bordo). Ficou interessado? Então, cadastre-se no site www.voegol.com.br.

E quem pode participar? Bom, para o cargo de piloto é preciso comprovar que possui as licenças e habilitações técnicas concedidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Além disso, é necessário ter Inglês avançado. A comprovação de horas de voo deve ser feita por meio de documento validado pela Anac, seja por meio de uma declaração da escola que formou o piloto ou de um empregador anterior. São necessárias 1,5 mil horas para pilotos sem curso superior completo. Para candidatos com formação superior, são mil horas.

Para função de tripulante, é fundamental que o profissional tenha o ensino médio completo, curso de formação de comissários de alguma escola homologada pela Anac, certificado de capacidade física (CCF), emitido pelo hospital da Aeronáutica, Inglês ou Espanhol, ser maior de 18 anos de idade e ser brasileiro. A GOL exige que os profissionais estejam alinhados com os princípios e valores da empresa.

A seleção da GOL dura cerca de três meses. Para tripulantes técnicos, a empresa oferece um curso preparatório para a operação dos equipamentos utilizados pela companhia. Depois da instrução teórica e a prática em simuladores de voo, o candidato passará por um período de testes supervisionados em aeronaves da empresa.

A avaliação final conta com representantes técnicos da GOL e da Anac. Após a aprovação pela empresa e agência reguladora, é que o profissional é efetivado no quadro de pilotos da GOL. O processo seletivo para tripulantes comerciais é dividido em três etapas eliminatórias. A primeira é uma avaliação física e de idioma, a segunda é uma dinâmica de grupo e testes psicológicos e a terceira é uma avaliação médica.

Treinamento
Após contratados, os co-pilotos passam por um treinamento onde recebem informações sobre a empresa e sobre todas as normas internas e externas de voo. A segunda etapa consiste em várias horas no simulador de voo de Boeing 737. Após aprovado, o candidato segue para instrução básica em voo, depois check em voo até estar liberado para operar em algumas pistas. O tempo médio entre contratação e liberação para vôo fica em torno de cinco meses.

A GOL oferece oportunidade de crescimento de acordo com a avaliação dos profissionais. A empresa oferece, também, benefícios e salários alinhados com os padrões do mercado.

O início das atividades está previsto para julho no caso de tripulantes comerciais e julho e setembro para tripulantes técnicos.

Fonte: www.folhavitoria.com.br
Publicado em 13/05/2011, às 19:14 | Postado por Cristiano Stefenoni