Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Diferença entre Estágio, Menor aprendiz e Trainee

São modalidades de vivência de mercado bem distintas, tanto para o estudante como para a empresa, e também legalmente:


Estágio
É um ato educacional desenvolvido no ambiente de trabalho. O estágio tem por principal objetivo desenvolver na prática o que o estudante aprende na escola. Assim sendo, está limitado a atuar somente na área de formação, auxiliando no desenvolvimento, sob supervisão de profissional da área, atividades determinadas, iniciando com atividades mais básicas e progredindo de acordo com seu desempenho. Ao fim do programa ele não é necessariamente absorvido como colaborador. Além disso, o estudante precisa estar vinculado à escola, através da matrícula e freqüência e não é um funcionário da empresa.

Adolescente Aprendiz
O Programa Adolescente Aprendiz é desenvolvido de acordo com a Lei Federal nº. 10.097/2000 ou Lei da Aprendizagem – e tem por objetivo a preparação e inserção de adolescentes, preferencialmente de baixa renda, no mercado de trabalho. Na parte teórica, ele recebe uma capacitação técnico-profissional voltada para a área de atuação, (por exemplo, serviços administrativos) e a parte prática, realizada dentro da empresa. O aprendiz assina um contrato de trabalho por prazo determinado – no máximo dois anos, recebe salário mínimo, vale transporte, atua quatro horas por dia e tem os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos.

Trainee
Esse programa visa formação de futuros gestores. Os participantes são recém-formados que entram na empresa com uma previsão de treinamento intenso, que os consolide como futura liderança. Desde a entrada na empresa, ele já é um funcionário em “treinamento”, destinado a assumir uma função certa no futuro.

Como se inscrever nesses programas?

Programa de Estágio: Ter 16 anos completos; estar matriculado e frequentando o ensino médio, técnico ou superior; ter CPF e carteira de identidade.

Programa Menor Aprendiz: Ter 14 anos completos; estar matriculado e frequentando o ensino regular; ter CPF, carteira de identidade e trabalho; ter, preferencialmente, renda per capta de meio salário mínimo.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Ola Daniel!

      No canto do vídeo, a direita, no´"Índice" clique no link "CURRICULUM VITAE" e você terá todas as dicas necessárias para desenvolver um bom currículo.
      Boa sorte!

      Excluir

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.