Recrutadores analisam as principais informações do currículo para selecionar os candidatos a serem entrevistados. Diante disso, algumas informações podem ficar de fora da candidatura.
Sabe quais são elas?
Confira!
1 – Pensar "fora da caixa"
Confira!
1 – Pensar "fora da caixa"
Essa expressão pode parecer extremamente criativa e forte, mas todos os candidatos dizem "pensar fora da caixa" e ter ideias inovadoras. Por isso, usar esse termo é o oposto de ser uma pessoa criativa. Para provar que você é capaz de resolver problemas de maneira inovadora, dê exemplos disso: fale sobre alguma experiência que você teve em seus empregos anteriores. Porém, seja conciso – o seu currículo deve ser curto e objetivo.
2 – Sou motivado
2 – Sou motivado
Por mais que os recrutadores se interessem por pessoas motivadas, dizer que você tem força de vontade não significa muita coisa. É importante, assim como no exemplo anterior, contar experiências que você teve em outros empregos que mostrem o quão motivado e determinado você é. Ultrapassou as metas estabelecidas da antiga empresa? Diga isso em seu currículo.
3 – Responsável
3 – Responsável
Não diga, em seu currículo, que você era responsável pelas vendas de uma companhia, por exemplo. Ao contrário disso, explique quais eram as suas atividades naquele cargo e o que você aprendeu com isso. Dizer simplesmente que você era responsável por um trabalho não significa que você era bom naquilo.
4 – Verbos
4 – Verbos
Ao invés de dizer que você trabalhou com diversos departamentos, diga que você colaborou. Não fale que você escrevia relatórios, e sim que você os compunha. Existem alguns verbos mais fortes do que outros e que podem dar maior sensação de participação e responsabilidade. Depois de escrever seu currículo, olhe quais verbos você utilizou e veja se não há algum outro que possa dar uma sensação ainda mais positiva.
5 – Seja específico
5 – Seja específico
O seu trabalho, em outras companhias, até poderia ser chamado de “logística”, mas com que logística você trabalhava? Vendas? Recursos? É importante que, mesmo parecendo óbvio, você explique o que você fazia. Outro exemplo: ao invés de escrever que você trabalhava na área de relacionamento, explique que você era o responsável pela comunicação entre a empresa e os fornecedores. Ao ser mais específico, você aumenta as chances de que o recrutador entenda a sua capacidade e sinta interesse pelo seu currículo.
Fonte: CIEE ES, em 06/02/2014.
Fonte: CIEE ES, em 06/02/2014.
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