Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Outubro Rosa



Palácio Anchieta “se veste” de Rosa em alerta contra o câncer

O Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado do Espírito Santo, foi iluminado na cor Rosa, como tradicionalmente acontece no dia 1º de outubro, em referência à campanha Outubro Rosa, de alerta para a prevenção ao câncer, na noite desta terça-feira. Pela terceira vez, a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer – Afecc realizou a abertura oficial da campanha no Salão São Thiago.

Movimento internacional, o Outubro Rosa é uma campanha que surgiu nos Estados Unidos, na década de 90 e, passados mais de 20 anos, várias partes do mundo se mobilizam com o objetivo de despertar o interesse da população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce deste tipo de câncer, aumentando a expectativa de cura.

O evento contou com as presenças do governador Renato Casagrande, do secretário de Estado da Saúde Tadeu Marino, do secretário de Estado da Justiça Sérgio Alves, da presidente da Associação Thelma Ayres, dos deputados estaduais Luzia Toledo, Lúcia Dornelas, Janete de Sá, José Esmeraldo, Hércules da Silveira, do vice-prefeito de Vitória Waguinho Ito, da vice-prefeita da Serra Lourência Riani, vereadores, apoiadores, voluntários, e de dezenas de pessoas tratadas e que venceram a batalha contra o câncer.

“Esta é uma festa bonita organizada pela Afecc, com o nosso apoio, que remete a um tema sério, que é a conscientização quanto à importância da prevenção ao câncer. Teremos ações, intensificadas durante o mês, para alertar os capixabas, pois precisamos juntos abraçar esta causa. Em muitos casos, há medidas simples que podem salvar vidas. Parabéns a todos os envolvidos nesta nobre causa e aos voluntários da Afecc, pessoas que fazem o acolhimento carinhoso dos que necessitam de ajuda”, destacou o governador Renato Casagrande.

Monumentos históricos, símbolos turísticos e estabelecimentos comerciais também ficarão iluminados durante todo este mês visando chamar a atenção da população para a necessidade e importância da detecção precoce do câncer. Engajado nessa causa, o Governo do Estado também planejou, junto com suas secretarias, ações especiais.

Ações Governamentais



“A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vem ampliando e descentralizando a oferta de serviços de Norte a Sul do Espírito Santo para que a população tenha acesso aos exames e tratamento mais perto de casa, por meio de parceria com instituições filantrópicas”, explica o secretário da Saúde Tadeu Marino.

Desde 2011, quatro novos hospitais foram habilitados pela Sesa para atendimento oncológico, inclusive o câncer de mama: Santa Casa da Misericórdia, em Vitória; Evangélico, em Vila Velha; Hospital São José, em Colatina e Hospital Rio Doce, em Linhares. Um investimento de mais de R$ 20 milhões por ano. A abertura desses últimos dois serviços no Norte do Estado é um marco para a Região que, até então, não contava com esse atendimento e os pacientes tinham que se deslocar para a Grande Vitória.

Quimioterapia
Além de cirurgias oncológicas, a contratualização junto a essas instituições vem permitindo a oferta de quimioterapia e todos os exames necessários para diagnóstico de câncer, como biópsia. Só no Hospital São José, o contrato firmado em abril deste ano, no valor de R$ 6.320.169,60, cobrirá os serviços de quimioterapia, com 250 sessões/mês, além de 50 cirurgias oncológicas de alta complexidade e ambulatório de oncologia com capacidade para mil consultas mensais.

Mamografia para internas
Pelo terceiro ano a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), em parceria com a Afecc, promoverá exames de mamografia para todas as internas do sistema prisional capixaba que apresentarem fator de risco para o câncer de mama. Os exames serão realizados no Hospital Santa Rita, nos dias 19 e 23 de outubro, e aquelas cujos resultados indicarem algum tipo de alteração serão encaminhadas para consultas com médicos especialistas.

Bazar
O prédio do Detran|ES terá iluminação especial e faixas rosas enfeitando a fachada da sede. Um bazar beneficente também será realizado na sede do órgão, na Reta da Penha, em Vitória, no dia 09, e no dia 10 o mesmo bazar será realizado na Ciretran da Serra. Serão disponibilizados, ainda, banners da participação do Detran|ES na campanha na sede e nas Ciretran’s de Vitória, Serra, Vila Velha e Viana.

Palestras
Assim como a sede da Ceasa, a fachada da Secretaria de Educação (Sedu) também não ficou de fora e está “rosa”. Outros órgãos como Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) terão uma programação especial durante todo o mês com palestras e ações voltadas para o mote da campanha.

Saiba mais
– O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

– O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de 900 novos casos de câncer de mama este ano no Espírito Santo. A taxa de incidência é de 49,42 para cada grupo de 100 mil mulheres. A de mortalidade, 11,95.

– No Brasil, esperam-se 52.680 casos novos de câncer da mama, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Dados de 2010 do Inca mostram que mais de 12.705 mulheres morreram de câncer.

A taxa de mortalidade no País é de 12,53 a cada 100 mil mulheres. O índice é considerado elevado, o que aponta que a doença é diagnosticada em estágio avançado. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

– Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.

Os hospitais credenciados
Região Metropolitana
Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória
Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Vitória
Hospital Infantil de Vitória
Hospital das Clínicas
Hospital Evangélico de Vila Velha

Sul
Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim

Norte
Hospital São José, em Colatina
Hospital Rio Doce, em Linhares

Acesso
– Os pacientes não devem procurar diretamente as unidades de atendimento de alta complexidade por suspeitas de câncer. A suspeita precisa ser confrontada em unidade de atendimento primário e secundário e o encaminhamento aos serviços de oncologia deve se dar por meio de encaminhamento pelos postos de saúde, CREs e regionais.

– A Sesa, por meio de parcerias com instituições filantrópicas, fortalece o processo de regulação para encurtar o período de entrada no serviço. No novo contrato de repasse de recursos para os filantrópicos, assinado em janeiro, os prestadores de serviço que ofertam serviços oncológicos firmaram o compromisso de informar à Secretaria os casos suspeitos de neoplasias, que entrarão direto no Sistema de Regulação, sem precisar retornar ao município para novo encaminhamento.

Fonte: Governo do ES, em 02/10/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.