Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Muda sistema de marcação de consulta com médico especialista em Vila Velha

Médico Otorrinolaringologista - Imagem: Camila Vargas

















Desde a semana passada está em vigor um novo procedimento de marcação de consultas com médicos especialistas para os pacientes que procuram o serviço municipal de saúde de Vila Velha. Agora, a prioridade é para o paciente cuja avaliação médica indique a maior necessidade. Antes era por ordem de chegada.

Com o novo sistema, o agendamento das consultas especializadas passou a ser feito pelo setor conhecido como Complexo Regulador, formado por médicos, enfermeiros e odontólogos, dentre outros profissionais de saúde.

O elo entre o paciente e a consulta com o médico especialista continua sendo a unidade de saúde. O paciente só será encaminhado para uma consulta com médico especialista se assim for indicado pelo médico que o atendeu na Unidade Básica de Saúde. E será a Unidade de Saúde quem vai informar ao paciente o dia, a hora e o local em que foi agendada essa consulta com o especialista. O paciente não terá de procurar o Complexo Regulador.

Ministério - A secretária de Saúde Andréia Passamani Barbosa Corteletti explicou que a mudança no sistema de marcação das consultas já estava prevista para o início de 2014, mas foi antecipada para o mês de setembro deste ano por exigência do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

“O Ministério da Saúde adotou o SISREG (Sistema de Regulação da Média e Alta Complexidade), padronizando o processo de agendamento das consultas com os médicos especialistas em todo o país. Em razão disso, tivemos de antecipar a implantação dessas mudanças no nosso Complexo Regulador, contratando novos profissionais e instalando novos equipamentos”, disse a secretária.

O principal beneficiário dessa mudança, segundo Andréia Passamani, será o usuário do Sistema Único de Saúde. “Um dos princípios básicos do SUS é o princípio da equidade, ou seja, dar mais a quem tem menos. A marcação da consulta que era até então realizada nas unidades de saúde seguia basicamente o critério de ordem de chegada. O paciente era encaminhado para o médico especialista de acordo com a data de pedido feito pelo médico da unidade. Agora, o processo terá outro padrão. Nós não queremos excluir ninguém do direito à consulta, mas também não podemos permitir que pessoas que não podem esperar esperem muito tempo. Terão prioridade e vão para o início da fila os pacientes cuja avaliação médica indique que têm prioridade. Uma equipe de profissionais de saúde é que fará agora a avaliação desse paciente e indicará qual o grau de necessidade dele. Se ele pode ou não aguardar a sua consulta na fila”.

Faltas - Também faz parte do processo a orientação por parte desses profissionais do Complexo Regulador aos profissionais que realizam os encaminhamentos. O que se espera é otimizar a oferta de consultas especializadas, diminuindo o alto índice de faltosos às consultas agendadas.

O Coordenador da Regulação, Paulo Reblim, explicou que todos os encaminhamentos para as consultas com especialistas serão mais qualificados a partir dessa mudança. “O diagnóstico da doença terá de ser mais preciso, com descrição mais detalhada. Para dar conta dessa maior demanda nossa equipe passou de cinco para dez pessoas, sendo que a metade é composta por médicos”.

Mais consultas - Outra novidade positiva referente às consultas com especialistas é que Vila Velha passará a ter uma cota bem maior. A cota subiu de 3.200 consultas por mês para 8.300 consultas/mês. “Isso é fruto da parceria entre a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha e a Secretaria Estadual de Saúde, que é o órgão responsável por ofertar esse serviço. A Sesa entendeu como legítima nossa necessidade de ampliar a oferta de consultas de especialidades, através de um sistema que se chama Programação Pactuada Integrada”, disse o coordenador da regulação.

Fonte: PMVV, em 25/09/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.