Visando ao desenvolvimento do empreendedorismo, a Prefeitura de Vila Velha vai realizar na segunda-feira (24) uma grande ação de cidadania na região de Terra Vermelha, das 9 às 16 horas, na Escola CAIC.
Com o título Desenvolvimento em Ação, o evento conta com uma série de atividades, a exemplo de formalização dos Empreendedores Individuais (EI), inscrições para cursos de qualificação e de capacitação, acesso ao crédito, encaminhamento para o mercado de trabalho, emissão da Carteira de Trabalho, entre outras ações.
Haverá também palestras com foco no uso consciente do dinheiro. O tema foi motivado no fato de que a maioria dos atendimentos do Procon de Vila Velha refere-se à renegociação de dívidas. O Procon também fará atendimentos no local e distribuirá cartilhas enfatizando os direitos do consumidor. Os profissionais do órgão visitarão as casas dos moradores da avenida principal do bairro, das 9 às 11 horas.
Defensoria - A ação terá um viés na cidadania e a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo, por meio do Projeto Defensoria Amiga da Comunidade, oferecerá atendimento jurídico integral e gratuito, especialmente relacionadas a processos de divórcio, reconhecimento de paternidade, exame de DNA gratuito, segunda via de certidão de nascimento e de casamento, dentre outras. As crianças terão um dia de lazer, com muitas brincadeiras e atividades lúdicas.
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Vila Velha, o evento conta com o apoio das Secretarias de Educação, Esporte e Lazer, e da Prevenção e Combate à Violência. Também tem o apoio do Sebrae, Unidade Móvel da Aderes, Defensoria Pública do Estado do Espírito, Banco Terra e da empresa Ajellso.
Programação:
9h – Abertura oficial e início dos atendimentos;
9h às 11h – Orientação do PROCON e Questionário do CE (ação de rua);
9h15 – Palestra Sebrae: Formalização de Pequenos Empreendimentos
12h às 13h – Horário do almoço
14h30 – Palestra Tema: Uso consciente do dinheiro - Jorge Eloy
15h20 – Palestra Tema: Consumo Seguro e Saúde – Dra Elba Luchi
16h – Encerramento da Ação.
As palestras acontecerão no Auditório da Escola CAIC.
Serviços e atividades
Qualificação – Inscrição nos Cursos do Pronatec. Cursos Disponíveis: cuidador de idoso, eletricista predial de baixa tensão, porteiro/vigia, pedreiro de alvenaria, aplicador de revestimento cerâmico, eletricista industrial, pintor de imóveis, manicure/pedicure e cabeleireiro. Documentos Necessários: RG, CPF e Comprovante de Residência.
Capacitação – Inscrição dos cursos do SEBRAE. Com perfil de gestão empresarial (marketing, vendas, planejamento, atendimento etc.) para empreendedores individuais.
Formalização de Empreendedor Individual – Formalização no local em parceria com a VAN da Aderes.
Acesso ao Crédito – Serão feitos esclarecimentos sobre linhas de crédito (Banco do Brasil e Nossocrédito) com recolhimento de documentação dos interessados.
Balcão do Emprego - Encaminhamento para o mercado de trabalho e emissão de primeira via de carteira de trabalho. Será feito o atendimento a maiores de 18 anos, limitado a 140 pessoas atendidas em função do tempo do evento. Para Carteira de Trabalho serão oferecidas 100 senhas. Com relação à emissão da primeira via da CTPS, poderá ser atendido menores com 14 anos completos, desde que os mesmos já tenham o número do CPF.
Procon – O órgão fará orientação, esclarecimentos e direcionamentos aos consumidores, fornecedores e público em geral (distribuição de cartilhas). Haverá também abordagem porta a porta na avenida principal do bairro, das 9 às 11 horas.
Defensoria Pública - Projeto Defensoria Amiga da Comunidade – Serão oferecidos atendimento jurídico integral e gratuito, especialmente relacionadas a processos de divórcio, reconhecimento de paternidade, exame de DNA gratuito, segunda via de certidão de nascimento e de casamento, dentre outras.
Fonte: PMVV, em 21/06/2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.