Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

terça-feira, 18 de junho de 2013

SAÚDE DO TRABALHADOR

terça-feira, 18 de junho de 2013
SESA oferece tratamento e educação em saúde do trabalhador
O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde (Cerest-ES) vem ajudando a prevenir, diagnosticar e tratar casos de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. O serviço funciona nas dependências do CRE Metropolitano, em Cariacica.            
Somente no ano passado, o Cerest contabilizou 2.295 pacientes encaminhados para fisioterapia. Dor nas costas, tenossinovite (inflamação da estrutura que liga o osso ao músculo) e lesões no ombro estão entre os principais motivos que levam o trabalhador a procurar o serviço.

Mais da metade dos pacientes atendidos é do sexo feminino (66%) e grande parte tem entre 41 e 50 anos de idade. Uma equipe multidisciplinar dá assistência ao usuário até sua reinserção no mercado de trabalho. O atendimento especializado conta com médico, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, fisioterapeuta, massoterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeiro, entre outros.

A fisioterapeuta Kelly Girardi, da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), é uma das profissionais que atua no CEREST, ajudando no processo de educação continuada visando à prevenção e reabilitação de doenças ocupacionais. "É um trabalho diferenciado, com ênfase na qualidade. Para se ter uma ideia, muitas vezes o serviço de fisioterapia atua em conjunto com o massoterapeuta e o terapeuta ocupacional para atender as especificidades do paciente".

O setor de fisioterapia é um dos mais demandados. Em 2011, 2.029 pacientes foram atendidos pela equipe, que contabilizou 60.870 sessões de fisioterapia e 32.289 procedimentos executados. No ano passado, foram 2.295 pacientes atendidos, 68.850 sessões de fisioterapia e 34.032 procedimentos realizados.
 
PRINCIPAIS DIAGNÓSTICOS:
:: Tenossinovite e sinovite - (27%);
:: Lesões de ombro - (16%);
:: Dor nas costas - (8,5%);
:: Episódios depressivos - (4%);
:: Mononeuropatia dos membros superiores - (4%).


>> TENOSSINOVITE - A tenossinovite é a inflamação do tendão e do tecido que o recobre, tendão é uma estrutura que liga o osso ao músculo. Gera sintomas como dor local e sensação de fraqueza muscular na área afetada. O tratamento para a tenossinovite consiste em tomar medicamentos anti-inflamatórios e corticosteroides, e nas sessões de fisioterapia, onde se deve utilizar recursos analgésicos, anti-inflamatórios e posteriormente fortalecimento muscular.

>> LESÕES DE OMBRO - O manguito rotador é o grupo de músculos (subescapular, supraespinhoso, infraespinhoso e redondo menor) responsável pela mobilidade do ombro. Ele pode sofrer lesões em grandes traumas, porém o mais frequente é a lesão crônica com graus variáveis, desde um pequeno edema até a ruptura total de um ou vários músculos do manguito. Nas fases iniciais o tratamento é clínico: consiste no uso de analgésicos e anti-inflamatórios, evitar movimentos e atividades que provoquem dor, fisioterapia, reforço muscular, eventual infiltração (injeção de medicação no local). Quando o tratamento clínico não for eficaz, após vários meses, pode-se indicar tratamento cirúrgico.

>> DORSALGIA - Dorsalgia (ou dor nas costas) pode se originar dos músculos, nervos, ossos, articulações ou outras estruturas ligadas à coluna vertebral. A dor pode ser constante ou intermitente, localizada ou difusa. Pode ter características em picada ou ardor. A dor cervical pode deslocar-se pelo braço e mão e parte superior das costas. Na parte inferior pode deslocar-se pela perna e pé e incluir fraqueza e dormência. Exercícios de alongamento são essenciais nos programas de tratamento para dor nas costas. Repouso total é raramente recomendado, e quando necessário, é geralmente limitado a um ou dois dias.

>> MONONEUROPATIAS DE MEMBROS SUPERIORES - É causada pela compressão do nervo mediano na altura do punho. Os sinais e sintomas são: dor, dormência, formigamento e falta de força. Esses sintomas pioram durante à noite e ao despertar pela manhã. O alívio parcial pode ser obtido sacudindo as mãos ou abaixando-as. Durante a crise, a dor pode se irradiar para o antebraço, cotovelo, podendo ir até os ombros. O tratamento se baseia no uso de anti-inflamatórios para aliviar a dor. Também o uso de munhequeiras ajuda a manter a articulação dos punhos fixa. O repouso é uma das melhores formas de tratamento. Nos casos mais severos, pode haver necessidade de intervenção cirúrgica para descompressão do nervo.
Fonte: Fisioterapeutas Kelly Girardi Nalesso, Gessilda Souza Pimenta e Marina Henke da Silva, do Cerest da Sesa.

>> Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-ES)
Endereço: Rod. Br 262 Km zero - CRE-Metropolitano 1º andar, em Jardim América, Cariacica.
Contato: 3636-2703 e 3636-2704, Telefax: 3636-2702.
 
Foto: Assessoria de Comunicação / Sesa.
(Os textos publicados são produzidos pelas Assessorias da Rede de Comunicação do Governo do Estado do Espírito Santo).

18/06/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.