Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Evento de Triathlon não interrompe “Lazer na Orla” domingo

Lazer na Orla - Imagem: Camila Vargas

A Praia de Itaparica, em Vila Velha, será palco de um importante evento internacional: o Panamericano de Triathlon,  que acontece no sábado (29/06) e domingo (30/06). Apesar do evento, o Projeto Lazer na Orla, que a Prefeitura de Vila Velha realiza em Itaparica, aos domingos, das 8 às 13 horas, está mantido. Em razão das provas, a Rua de Lazer acontecerá no trecho da orla compreendido entre a Rua Itapemirim até a Rua Itaguaçu.

O Campeonato Panamericano de Triathlon está divido em quatro categorias: da Elite e Sub-23, de Paratriathlon, dos Juniores e das Categorias e Idade. As competições serão realizadas das 7 às 14 horas. Também será sediado em Vila Velha o Congresso Panamericano da PATCO (Confederação Panamericana de Triathlon), com presença de representantes de aproximadamente 25 países.

Competições - O Campeonato Pan-Americano de Triathlon das categorias de elite e sub-23 será disputado no domingo. Serão oferecidos de premiação neste evento R$ 20 mil, do primeiro ao quinto colocado. As provas para estas categorias terão distâncias 1.500 metros de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Uma das grandes atrações é a presença da capixaba Pâmella Oliveira, vencedora recentemente da etapa do México da Copa do Mundo de Triathlon.

Os Campeonatos Pan-Americanos Júnior e Categorias de Idade terão disputas no sábado (29/06). As provas para estas categorias terão 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. A categoria júnior terá 120 atletas de 18 países em ação.

Congresso - Como evento paralelo aos campeonatos será promovido no Hotel Quality Suítes, no sábado (29), a partir das 14 horas, o Congresso da PATCO (Confederação Panamericana de Triathlon). Os integrantes das delegações desembarcam no Espírito Santo no dia 27 de junho e terão atividades diárias até o dia 29.

Uma das principais novidades no programa dos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, o Paratriathlon mostra a sua força com cerca de 30 atletas inscritos no Campeonato Panamericano de Paratriathlon, que será disputado no próximo domingo, dia 30 de junho, na Praia de Itaparica, em Vila Velha.


História - O Paratriathlon teve a realização do seu primeiro Mundial em 6 de Agosto de 1989 em Avignon (França). E não parou mais de crescer. Atualmente tem um Circuito Mundial muito competitivo e provas em todas as partes do mundo. Estima-se que em mais de 60 países há registros da prática deste esporte. O percurso é composto por 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e outros cinco quilômetros de corrida. Esta distância é conhecida como sprint triathlon.

Disputam o Paratriathlon pessoas com diversos tipos de deficiência: cadeirantes, amputados e atletas com deficiência visual. As classes do Paratriathlon são reconhecidas pela sigla TRI (de Triathlon, nome do esporte em inglês). Por exemplo: a classe TRI1 inclui todos os cadeirantes.

O Brasil terá 23 representantes de oito Estados. São Paulo terá o maior número de representantes: 12. O principal destaque da delegação brasileira é o baiano Marcelo Collet, ganhador da medalha de ouro em duas etapas do Circuito Mundial de Paratriathlon de 2013 na categoria TRI5: as etapas dos Estados Unidos e do Japão.

Dois competidores não terão problemas para reconhecimento de percurso na Praia de Itaparica. E são, sem dúvidas, destaques em suas categorias. Dênis Gonçalves (SP) e Francisco Amora (CE) foram campeões de suas categorias na 27ª edição do Triathlon do Exército, que em 2012 foi válido pelo Campeonato Íbero-Americano de Paratriathlon. O Dênis venceu a categoria TRI1 e o Francisco Amora a categoria TRI2.

Sábado (29)
Júnior Feminino: 7h30
Júnior Masculino: 8h50
Categorias de Idade: 10 horas

Domingo (30)
Elite Masculina/Sub-23: 7h30
Elite Feminina/Sub-23: 9h15 (prova da capixaba Pâmella Oliveira)
Paratriathlon: 10h40

Sexta-feira (dia 28)
Treinos de reconhecimento do local de competição na Praia de Itaparica com todas as delegações, das 8 às 10h45.
Entrevista coletiva com destaques do campeonato, dentre eles a capixaba Pâmella Oliveira, ás 15 horas, no Hotel Quallity Suites,  Praia da Costa.

Fonte: PMVV, em 28/06/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.