Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

segunda-feira, 29 de abril de 2013

10ª edição do Caminho do Imigrante será realizada no dia 1º de maio

segunda-feira, 29 de abril de 2013
Quem deseja conhecer os trajetos percorridos pelos imigrantes europeus e admirar as belezas das serras capixabas já pode se inscrever para o 10º "Caminho do Imigrante", que será realizado nesta quarta-feira, dia 1º de maio.
O projeto foi idealizado em 2004 pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) e, atualmente, é promovido pelas prefeituras de Santa Teresa e Santa Leopoldina. Ao todo são 30 quilômetros de caminhada, entre os dois municípios, nos quais os participantes relembram as ações desbravadoras dos seus antepassados, em meio a paisagens formadas por florestas, rios e cachoeiras.

As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, no endereço eletrônico (www.caminhodoimigrante.es.gov.br). O percurso começa, às 7 horas, na praça do centro de Santa Leopoldina, às margens do Rio Santa Maria da Vitória, no antigo porto onde desembarcaram mais de 12 mil imigrantes. O passeio termina no Centro de Eventos de Santa Teresa.

Um dos coordenadores, o servidor da Secretaria de Turismo e Cultura de Santa Teresa, Murilo Bosa Vago, explica que este ano serão reforçadas as ações de sensibilização ambiental com a realização da oficina "Caminhar para Reciclar", que utilizará, dentre outros materiais, os copinhos de água distribuídos aos participantes. As tradições musicais italianas também serão lembradas com a apresentação do grupo Brasitália.

CAMINHO DO IMIGRANTE - O "Caminho do Imigrante" segue a estrada Bernardino Monteiro 080, inaugurada em 1919 e que foi a primeira do Estado para o trânsito de veículos. Ela foi construída obedecendo ao traçado da antiga trilha aberta pelos imigrantes italianos que colonizaram a região de Santa Teresa em 1874.

Para a definição do trajeto foram consideradas as descrições contidas nos documentos históricos do Arquivo Público e as informações que estão em livros sobre o tema como: Karina, de Virginia Tamanini, e Canaã, de Graça Aranha, que registraram nas obras referências importantes desse percurso, trilhado pelos personagens.

10º "CAMINHO DO IMIGRANTE"

>> 7 horas – Abertura oficial com café da manhã e alongamento.
>> 7h30 – Largada.
>> 12 horas – Almoço típico.
>> 12h30 – Oficina "Caminhar para Reciclar".
>> 13 horas – Show de música italiana Brasitália.

Foto:
 Assessoria de Comunicação / APEES
Os textos publicados são produzidos pelas Assessorias da Rede de Comunicação do Governo do Estado do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.