Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

terça-feira, 26 de março de 2013

O PAC no Espírito Santo

terça-feira, 26 de março de 2013
Espírito Santo instala escritório de acompanhamento do PAC
O Governo do Espírito Santo instalou oficialmente a sala de acompanhamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em cerimônia realizada no último dia 22, no Palácio Anchieta e que contou com a presença da ministra do Planejamento Miriam Belchior.
O objetivo do escritório regional, que será coordenado pelo vice-governador Givaldo Vieira, é monitorar as obras do PAC, a fim de conseguir maior celeridade em suas implantações.

"O Espírito Santo esteve por muitos anos à margem, em relação aos investimentos federais em infraestrutura, e acabamos acumulando alguns gargalos. O nosso porto está recebendo recursos, mas precisamos avançar ainda mais, pois a nossa limitação está evidente neste quesito, e o nosso desenvolvimento dependerá dessas futuras intervenções logísticas", afirmou Renato Casagrande.

O governador também destacou que o Espírito Santo não assumiu uma postura tímida e retraída, e seguiu realizando o trabalho regional para elevar a qualidade de vida dos capixabas. "Arregaçamos as mangas, nos preparamos para as adversidades e fomos ao trabalho, o que nos garantiu a capacidade de investir, em 2013, o dobro do que investimos no primeiro ano de Governo. Agora, necessitamos desta atenção especial da União, porque acreditamos ser capazes de transformar o nosso Estado em uma das mais importantes plataformas logísticas deste país e ocupar um lugar de destaque nacional e internacional", disse.

Denominada "Sala de Situação", a instalação desta coordenação regional do programa contou com a presença da senadora Ana Rita, dos deputados federais Paulo Foleto, Rose de Freitas, Lelo Coimbra, Iriny Lopes, do secretário Nacional do PAC, Maurício Muniz, deputados estaduais, do prefeito de Vitória Luciano Rezende e outros 41 prefeitos, secretários estaduais e diretores de órgãos federais no Estado.

SUPORTE - A ministra reafirmou a importância de o Governo do Espírito Santo oferecer suporte aos 78 municípios, para que possam ser contemplados com os benefícios do PAC.

COORDENAÇÃO REGIONAL - O vice-governador destacou que a Sala de Situação vai auxiliar as prefeituras na orientação para elaborarem projetos e acompanhar a execução das obras."Este compromisso que assumo a partir de hoje é motivador, principalmente porque, como já tenho procurado fazê-lo nesta gestão, vou trabalhar para a integração das cidades capixabas com o Governo Federal. Sob minha coordenação, o grupo vai potencializar a capacidade de o Estado receber investimentos do PAC, que atualmente ultrapassam R$ 1,5 bilhão disponíveis para intervenções", pontuou Givaldo Vieira.

A Coordenação ficará responsável por acompanhar e coordenar os procedimentos necessários para a implantação do PAC no Espírito Santo e deve se reunir quinzenalmente no Palácio Fonte Grande. O grupo de acompanhamento será formado pela equipe do Governo do Estado e também por representantes do Governo Federal.

São membros fixos do grupo: representantes do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema); da Secretaria de Estado de Saneamento Urbano (Sedurb); da Secretaria de Estado de Planejamento (SEP); da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop); da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes); da Subsecretaria de Captação de Recursos (Subcap). Também participarão os representantes do Governo Federal no Estado, em especial da Caixa Econômica Federal, Infraero, a Codesa, Furnas, Funasa e o delegado regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário, de acordo com a pauta de cada reunião.

PRIMEIRA REUNIÃO - A Sala de Situação do PAC se reuniu pela primeira vez, na tarde da última sexta-feira (22), com a presença da ministra Miriam Belchior e do coordenador do grupo, o vice-governador Givaldo Vieira. Na ocasião, os membros compostos pela equipe técnica estadual e de representantes do Governo Federal, ouviram da ministra algumas orientações sobre o planejamento de ações para 2013 e debateram os primeiros passos do acompanhamento dos processos do PAC no Estado.

NOVOS RECURSOS - Durante o evento foi assinada a autorização para o Estado contratar a elaboração de estudos e projetos para o Manejo de Águas Pluviais das bacias hidrográficas dos rios Aribiri, Canal da Costa e Guaranhuns (Vila Velha) e Córrego Campo Grande e Jardim de Alah – (Cariacica) no valor de R$ 5 milhões.

Os estudos e projetos propostos irão contemplar soluções inovadoras com a criação de mecanismos de gestão da drenagem relacionados com o disciplinamento do escoamento das águas, desencadeando um ciclo virtuoso entre preservação e qualificação dos espaços degradados e o aumento da consciência ambiental. Eles apresentam conceitos atuais de drenagem sustentável com base em soluções técnicas que promovam a destinação apropriada para as águas que correm pelas cidades e estabeleçam a necessária relação da drenagem com a ocupação do solo, lixo, água e esgoto. Todos estes elementos possuem forte interferência entre si e necessitam de soluções integradas.

Será beneficiada diretamente uma população urbana de cerca de 352.370 habitantes dos municípios de Vila Velha e Cariacica e indiretamente toda a Região Metropolitana da Grande Vitória.

LOCAIS BENEFICIADOS
>> Em Vila Velha –
Grande Cobilândia, Jardim Marilândia, Santa Rita, Alvorada, Vila Garrido, Ibes, Ataíde, Vila Batista, Ilha das Flores, Paul, Rio Marinho, Praia da Costa, Itapuã, Santa Inês, Soteco, Cocal, Boa Vista, Santa Mônica, Cristovão Colombo, Portal das Garças, Guaranhuns, Novo México, Araçás, Nova Guaranhuns, Jardim Asteca, Ilha dos Bentos, Jardim Guaranhuns, Vila Guaranhuns e Jockey de Itaparica, entre outros.

>> Em Cariacica – Campo Grande, Cristo Rei, Santo André, Vila Palestina, Estrela do Sul, Tiradentes, São Vicente, Cruzeiro do Sul, São Rafael, Campina Grande, Santa Bárbara, Morada de Campo Grande, Santa Fé, Campina Verde, Jardim Campo Grande, Jardim de Alah, entre outros.

Foto: Fábio Gomes.(Os textos publicados são produzidos pelas Assessorias da Rede de Comunicação do Governo do Estado do Espírito Santo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.