Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Vai pedir um aumento? Saiba como falar com seu chefe

Antes de reivindicar um salário melhor, avalie seu desempenho na empresa.



Pedir aumento é sempre um assunto delicado no mundo dos negócios. Não importa o setor, a insegurança paira sobre os funcionários ao se discutir salário, mas se você acredita que é o momento de fazer a reivindicação, existem formas amenas de abordar o assunto com mais eficácia para obter sucesso.


Em geral, o caminho mais curto para pedir aumento é mostrar resultado, como explica o consultor de carreira Adilson Neves. Segundo ele, se a organização tem metas e o funcionário as cumpre com competência, já é meio caminho andado rumo à atualização de salário. "É aí que geralmente as pessoas erram. Quem não tem segurança do valor do seu trabalho, não tem como reivindicar aumento. É preciso fazer com que o gestor perceba que você está se destacando e, automaticamente, ele vai entender que você é um talento na empresa.", explica.

Antes de tomar a atitude de pedir um aumento, é preciso se convencer se está na hora. Questione: "Eu alcanço as metas estabelecidas na empresa e respeito os prazos?"; "Qual a qualidade do trabalho que estou entregando?" ; "Eu sou reconhecido como um bom profissional pelo meu chefe e meus colegas?"; "Meu salário está compatível com o mercado?"; "Eu estou alinhado aos interesses da empresa?". Casos as respostas para essas questões for "sim", então talvez seja a hora de reivindicar uma avaliação do seu salário.

Dicas para você encarar o patrão 
1 - Tenha razão  Não adianta pedir aumento se o seu trabalho não estiver alinhado aos objetivos da empresa. Faça uma avaliação do seu desempenho e tenha segurança de que é um bom profissional. Na hora da negociação, o chefe vai lembrar de todas as características do seu trabalho. E se você for um profissional que se destaca, não vai haver contra argumento?. 

2 - Saiba seu valor  É preciso se perguntar: ?Quanto vale o meu trabalho??. Procure pesquisar a média salarial do mercado e quanto as outras empresas pagam a funcionários de cargos relativos ao seu para fundamentar os argumentos na hora da negociação. Se a empresa tiver plano de carreira, é o momento de estudá-lo. 

3 - Proatividade x timidez  A timidez é o avesso da proatividade, característica que os gestores mais admiram nos funcionários. Se pedir aumento é um assunto delicado, faça-o de maneira distinta e segura. Se você tem dificuldades em negociações, prepare uma listinha dos motivos que o levam a questão antes de marcar a reunião com o chefe. 

4 - Escolha o momento certo  É preciso ser razoável na hora de propor a atualização salarial e fazer um exame da situação da empresa. Escolha um dia tranquilo em que o seu gestor esteja de bom-humor e tente provocar um feedback em uma conversa amigável para que você tenha melhores chances de argumentação.

5 - Seja honesto  Em negociações, a regra básica é pedir sempre um pouco a mais do que se pretende para entrar em um acordo. Defina o seu valor e exponha as qualidades do seu trabalho com competência, reivindicando reconhecimento e mostrando que o aumento da remuneração é um investimento para a própria empresa.


Fonte: Classificados de A Gazeta, em 01/08/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.