Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Vila Velha debate benefícios sobre Porto de Águas Profundas



Porto Público de Águas Profundas do Espírito Santo - Portaes - Imagem: Divulgação

Debater com a sociedade e especialistas do seguimento a importância da instalação de um Porto de Águas Profundas em Vila Velha. É com esse objetivo que a Prefeitura de Vila Velha realiza, na próxima quinta-feira (06/12), um seminário com o tema “Porto Indústria: Ponte para o desenvolvimento”. O evento será realizado a partir das 8h30, no hotel Transamérica Classic, em Vila Velha.

Atualmente no país, Pernambuco é o único Estado que tem um porto indústria de águas profundas – com profundidades entre 15,5m e 20,0m. E para apresentar as experiências e benefícios deste modelo portuário, o vice-Presidente do Complexo Portuário de Suape, Caio Ramos, será um dos palestrantes do seminário.

Diversas autoridades, especialistas e estudiosos do seguimento já confirmaram presença, entre eles, o perito em planejamento portuário e Doutor pela Universidade de São Paulo (USP), Mauro Scazufca, o presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Clovis Lascosque, o prefeito do município, Neucimar Fraga e o governador do Estado, Renato Casagrande.

Neucimar defende porto
Para garantir a competitividade portuária e manutenção de empresas, empregos e renda do seguimento, o prefeito Neucimar Fraga defende a instalação de um Porto de Águas Profundas (Portaes), popularmente conhecido como Super Porto, no município como diferencial e atrativo de mercado após a extinção dos benefícios concedidos pelo Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (FUNDAP).

“Estudos técnicos apontam potencial para o novo porto ser construído nas proximidades da Ponta da Fruta, região sul da Cidade. O projeto tem o custo estimado de R$ 1 bilhão e viabilidade de profundidade em até 23 metros. O Porto é uma oportunidade para distribuir de forma socialmente correta os investimentos e desenvolvimento na Região Sul da Região Metropolitana da Grande Vitória”, explica Neucimar.

O prefeito ressaltou ainda que o fato que favorece Vila Velha são alguns elementos logísticos e estruturais, como por exemplo, a proximidade com rodovias federais e estaduais, termelétrica, linhão de energia originário de Ouro Preto (MG) e a construção da Ferrovia Litorânea Sul.

Complexo Portuário de Suape
Locomotiva do desenvolvimento de Pernambuco, o Complexo Industrial Portuário de Suape é considerado um dos principais polos de investimentos do país. A movimentação portuária cresce em ritmo acelerado e consolida Suape como um porto concentrador e distribuidor de cargas. Em 2011, a movimentação de cargas ultrapassou os 11 milhões de toneladas e a de contêineres foi maior que 400 mil TEUs, o que representa um crescimento de 25% e 33%, respectivamente, em relação ao ano anterior. A sua concepção de porto-indústria oferece condições ideais para a instalação de empreendimentos nos mais diversos segmentos, além de gerar emprego, renda e valorização imobiliária.

Programação
8h30 - Welcome Coffe
* Clovis Lascosque - Presidente da Codesa
* Mauro Scazufca - Especialista em planejamento portuário e Doutor pela USP
* Caio Ramos - Vice-Presidente do Porto de Suape
* Neucimar Fraga - Prefeito de Vila Velha
* Renato Casagrande - Governador do Espírito Santo
12:00 – Encerramento.

Participe! Faça sua inscrição aqui.

Fonte: PMVV, em 04/12/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.