O Morro do Penedo é naturalmente encantador e recebe por ano cerca de quatro mil visitantes, atraídos pela visão privilegiada que o local oferece.
"É possível ver as cidades de Vila Velha, Vitória e Cariacica", destaca o secretário de Meio Ambiente de Vila Velha, João Ismael Nardoto. E para admirar toda essa beleza, a Secretaria de Meio Ambiente apresentou nessa tarde de sexta-feira, (19/10), à Secretaria Estadual de Turismo, o projeto conceitual do Centro de Vivência do Monumento Natural Municipal Morro do Penedo.
A apresentação contou com a presença do secretário de Meio Ambiente de Vila Velha, João Ismael Nardoto, o secretário estadual de Turismo, Alexandre Passos, o arquiteto Marcello Lindgren, o coordenador da Prosul Engenharia Jaury Wallauer, e o guardião do Penedo, Aguinaldo Moura, que orgulhoso afirma: "Conheço todo o local, mora lá há 40 anos".
O projeto, pretende tornar o Penedo um ponto de visitação para que moradores, turistas, pesquisadores e estudantes tenham a oportunidade de conhecer a biodiversidade da Unidade de Conservação e contemplar a beleza natural do manguezal de Aribiri e a baía de Vitória. Além da beleza natural de Mata Atlântica presente, o local também é considerado um sítio histórico já que ali encontram-se sambaquis - depósitos constituídos por materiais orgânicos, calcáreos acumulado ao longo do tempo.
De acordo com o arquiteto Marcello Lindgren, o projeto contemplará também a restauração da Casa de Pedra, que seria preservada para tornar-se uma espécie de memorial. "Ali poderá ter exposições multimídias e de objetos, valorizando ainda mais a cultura capixaba", destacou Lindgren. O secretário estadual de Turismo ficou encantado com o projeto e garantiu que levará o projeto para o governador. "O projeto é lindo e atrativo", disse Passos.
Projeto
O projeto, que tem como base manter moldes originais do monumento, prevê a implantação de Centro de Vivência, trilhas para passeio ecológico, mirante, passarelas, cais flutuante, pórtico de entrada, píer para chegada pelo mar, e deque de madeira. Além disso, está previsto a instalação de uma torre de acesso entre o Morro da Urca e do Penedo, de um sistema de captação de água da chuva, e ainda a restauração da Casa de Pedra.
Fonte: PMVV, em 22/10/2012.
Texto: Lorena Meireles . Foto: Zanete Dadalto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.