Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Logística e infraestrutura limitam o crescimento do ES e BA, afirma ex-presidente da Petrobras

Ações para contribuir com o desenvolvimentos dessas regiões, segundo ele, são a ampliação da BR 101 e o fortalecimento da rede de portos

A logística e a infraestrutura são limitadores do crescimento de estados como Espírito Santo e Bahia. Essa é a opinião do secretário de Estado de Planejamento da Bahia e ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. As Ações fundamentais para contribuir com o desenvolvimento dessas regiões, segundo ele, são a ampliação da BR 101 e o fortalecimento da rede de portos.

O secretário acredita que, além dos investimentos em logística a curto prazo, é preciso capacitar a mão de obra a médio prazo. "Eu acho que o grande gargalo no curto prazo é a logística e no médio prazo é a qualificação e preparação da mão de obra. Em um primeiro momento, não há competitividade para atrair novas empresas sem a logística", destacou.

A interação entre os dois estados acontece na região que compreende o extremo Sul da Bahia e o Norte do Espírito Santo. Gabrielli destacou que a localidade baiana desenvolve um conjunto de atividades, como as áreas de celulose, madeira, pecuária leiteira, além do turismo. Para ele, essas atividades exigem infraestrutura que é complementada com os investimentos capixabas.

Dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais, autarquia ligada a Secretaria do Planejamento da Bahia, indicam que entre 2007 e 2012, em média, 88% das exportações de papel e celulose da Bahia saíram pelos portos do Espírito Santo. Café, soja, pimenta e granito também integram a lista de produtos exportados via portos capixabas. Até junho de 2012, o volume financeiro exportado de todos os itens ultrapassou os US$ 900 milhões.

De acordo com o secretário de Estado de Planejamento da Bahia, a área petrolífera é um vetor de crescimento no Espírito Santo.

Investimentos
O secretário de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo, Márcio Félix, destacou que os investimentos anunciados até 2016 são de R$ 100,7 bilhões. Segundo ele, o volume de investimentos é consequência do ambiente favorável ao investimento e dos créditos e incentivos. Ele ressaltou que o Estado é um dos únicos que possui um banco público, sendo grande instrumento de atratividade regional.

O secretário de Estado de Planejamento da Bahia e ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e o secretário de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo, Márcio Félix, foram palestrantes do primeiro painel, de uma série de quatro, do projeto Potencialidades 2013. O tema central do seminário foi o desenvolvimento regional. Outro palestrante foi o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, José Edil Benedito.


Fonte: gazeta Online, em 09/10/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.