Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Chineses de Qingdao mais perto de Vila Velha

Empresários chineses visitam Vila Velha e trocam informações sobre economia - Imagem: Aubrey Effgen Paixão

Uma conversa entre investidores chineses e empresários capixabas aconteceu na última quinta-feira, (25/10), na Prefeitura de Vila Velha. O vice-prefeito Marcos Rodrigues, e o subsecretário de Comércio Exterior, Carlos Eiras, receberam a comitiva vinda de Qingdao, considerada cidade-Irmã de Vila Velha. Entre os chineses, estava Chi Dianmou, Diretor Geral do Grupo de Construção e Investimento do Porto de Qingdao, considerado o 7° maior do mundo.

Apesar do idioma bastante diferente, empresários capixabas dos setores de importação, construção civil, mercado imobiliário, montagem industrial, assessoria duaneira e representantes do Porto de Vitória estreitaram relações trocando contatos. Empolgados, os chineses elogiaram Vila Velha por sua beleza e, simpáticos, agradeceram em português, com um tímido "obrigado".

Vila Velha e China
O relacionamento entre Vila Velha e a China teve início em 2009, quando o prefeito realizou uma missão oficial ao País, no mês de outubro. Na ocasião, a equipe foi recebida por autoridades locais e assinou Protocolo de Irmanamento com Qingdao - cidade de 8,5 milhões de habitantes - com grande vocação portuária e forte destaque em operações internacionais nos setores eletroeletrônico, têxtil, petrolífero, metalmecânico e de transporte de cargas gerais.

O Protocolo de Irmanamento firmado entre Vila Velha e Qingdao representou a formalização de um importante intercâmbio entre as duas cidades. Com ele, ambas irão gerar, de acordo com os princípios de igualdade e benefício mútuo, intercâmbio e cooperação em vários setores como comércio exterior, investimentos diretos, portos, cultura, educação e meio ambiente, visando a um desenvolvimento mútuo.

“Qingdao e Vila Velha compartilham de grandes similaridades no ambiente geográfico e econômico, apresentando um grande potencial de cooperação. Atualmente, 21% do volume das importações realizadas nos portos de Vila Velha, são provenientes da China”, destacou o subsecretário municipal de Comércio Exterior, Carlos Eiras.

Fonte: PMVV, em 29/10/2012.
Texto: Lorena Meireles. Foto: Aubrey Effegen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.