Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Governo abre 1.500 vagas para CNH Social no interior do ES

Para ajudar os candidatos à CNH Social do interior do Estado, o Governo do Espírito Santo formará uma força tarefa para orientar as pessoas a realizar as inscrições pela Internet.
Ao todo serão 1.500 vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas a partir de hoje até o dia 12 de outubro.
Participarão do mutirão funcionários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), do Incaper e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos municípios.

Além disso, durante a Semana Nacional de Trânsito, nos dias 24 e 25 de setembro, quatro municípios do Norte do Estado, com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), receberão uma van itinerante cedida pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). O veículo possui computadores com acesso à Internet e transportará funcionários do Detran|ES que auxiliarão os candidatos na hora de fazer a inscrição. As quatro cidades atendidas pela van são Mucurici, Pedro Canário, Águia Branca e Pancas.

AVANÇOS NO SISTEMA - Na última seleção o sistema de cadastro foi alterado, obrigando o candidato a reescrever algumas informações chaves no ato de inscrição. Embora possa parecer um retrabalho, este mecanismo previne a inclusão de um dado incorreto, que possa inviabilizar a continuidade do processo de obtenção à CNH gratuita. Este avanço no processo seletivo representou uma redução de 50% na desclassificação por erros de cadastro, em relação à inscrição anterior.

Mesmo assim, é possível que o candidato cometa algum erro no momento da inscrição. Por isso, neste ano, as inscrições pela Internet, no interior, poderão ser auxiliadas por funcionários dos escritórios do Incaper e dos Cras dos municípios, ampliando as chances dos candidatos e minimizando a possibilidade de erro no cadastro.

EMPREGABILIDADE - Por meio do programa, pessoas de baixa renda que façam parte do público alvo podem ter acesso à primeira CNH, ou adição de categoria, de forma gratuita. A habilitação pode representar um novo ofício para aqueles que possuem baixa capacitação profissional ou até mesmo ser um elemento de diferenciação em entrevistas de emprego.

É o caso do pintor industrial, Julio Cesar Chaves do Santos, que acredita que a CNH foi fundamental na hora de ser admitido na empresa em que trabalha.

"Fiz minha inscrição pelo Bolsa Família, mas na época também estava desempregado. Tirei minha CNH há um mês e agora estou trabalhando. Eu acho que a habilitação me ajudou muito na entrevista que fiz para a empresa, pois é um documento que faz a diferença em empresas sérias. Quem está desempregado tem que correr atrás, não pode acomodar. Esse negócio de bico não é uma coisa muito certa, sempre falo com os meus amigos que é bem melhor trabalhar com carteira assinada", disse o pintor.

INSCRIÇÕES - Além dos Cras e escritórios do Incaper, as inscrições poderão ser realizadas pelo site (www.cnhsocial.es.gov.br) até o dia12 de outubro. Assim como nas etapas anteriores, serão oferecidas vagas para a primeira habilitação e para as categorias "D" (ônibus) e "E" (carreta).

Podem se inscrever para as vagas pessoas que tenham renda familiar de até dois salários mínimos e façam parte das seguintes categorias: desempregados há mais de 02 (dois) anos, beneficiários do Programa Bolsa Família, egressos do sistema prisional ou alunos da rede pública de ensino que comprovem bom desempenho escolar.

Também são requisitos estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para participar do programa: ser maior de 18 anos e legalmente capaz de responder por atos ou crimes, saber ler e escrever, possuir Carteira de Trabalho, CPF, Carteira de Identidade ou equivalente, comprovar domicílio ou residência no Estado do Espírito Santo, além de não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.

Quem fizer a inscrição diretamente pelo site deve ficar atento para não cometer nenhum deslize durante a inscrição.


Confira os erros mais comuns e que resultam em desclassificação ou perda da vaga:

>> DIGITAÇÃO - Mesmo com o sistema que obriga a reescrever dados chave, o candidato que errar duas vezes pode ter sua inscrição cancelada. Na hora de comprovar os dados da inscrição, as informações do cadastrado estarão diferentes dos documentos, o que impossibilita a continuidade do processo.

>> DEPENDENTES - Somente são aceitos como dependentes filhos com idade inferior a 24 anos. Acima desta idade serão aceitos apenas os filhos incapazes, com apresentação de laudo do INSS. Companheiros ou companheiras somente com declaração pública de união estável registrada em cartório. A apresentação dos pais como dependentes será aceita somente nos casos em que a dependência financeira seja comprovada. Os pais também não podem receber qualquer tipo de benefícios financeiros.

>> ENDEREÇO - Muitos candidatos não preenchem corretamente o campo do endereço e acabam não recebendo a notificação de convocação. Já o comprovante de residência a ser apresentado deve ser do proprietário do imóvel ou de familiares. Caso o candidato more de aluguel é preciso uma declaração do proprietário do imóvel.

>> DESEMPREGADOS - Nesta categoria o erro mais comum é a inscrição de candidatos que nunca foram empregados. De acordo com as regras do edital do programa CNH Social, apenas as pessoas que já tiveram carteira assinada alguma vez, e atualmente estão desempregadas, podem se candidatar à vaga nesta categoria.

>> DECLARAÇÃO - Para os candidatos às vagas das categorias estudante e ex-presidiário é preciso apresentar uma declaração, disponível no site do programa, que deve ser preenchida pela instituição responsável pelo candidato. Contudo, podem ser realizadas outras chamadas para preencher as vagas existentes e muitos candidatos perdem as declarações, ou as jogam fora, logo após a primeira divulgação de chamada por acharem que não serão mais convocados.

FOTO: Thiago Guimarães / Secom-ES.
Os textos publicados são produzidos pelas Assessorias da Rede de Comunicação do Governo do Estado do Espírito Santo.
19/08/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.