Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Conheça as 10 carreiras que trazem mais felicidade

 
Foto: Edson Chagas
Maria Amélia Simões de Oliveira (boné vermelho), Elcy Militão (único homem), Haretuza de Paula pereira (no alto esquerda/chapéu cônico/grava vermelha), Andréia Solar (peruca rosa nariz palhaço), Roszigrazi Simões (com estetoscópio), Bruna Beling (chapéu onça), Roseane da Penha Bispo (chapéu listras coloridas) e Lorena Pimenta (chapéu rosa com flores), voluntários do grupo especialistas do Riso - Editoria: Economia - Foto: Edson Chagas
Riso e trabalho. Voluntários ou funcionários, eles levam alegria para os hospitais capixabas e têm muito orgulho disso

Ter um chefe legal, ganhar um salário considerável, obter uma promoção ou se orgulhar da empresa em que você trabalha. Todos esses motivos podem levá-lo a responder que sua profissão lhe traz, sim, muita felicidade.

Mas, segundo pesquisa realizada pelo site Career Bliss nos Estados Unidos, há certas carreiras que podem levar as pessoas a serem mais ou menos felizes, independentemente do ambiente de trabalho.

De acordo com o estudo, no topo da lista, está a carreira de biotecnologia. Mas o ranking também destaca as áreas de finanças e de contabilidade, além do trabalho em empresas sem fins lucrativos. Essas são as três profissões consideradas mais satisfatórias pelos americanos.

O site coletou a avaliação de 200 mil profissionais, sobre 70 mil empregos, nos Estados Unidos. A pesquisa registrou 1,6 milhão de votos, em nove fatores de felicidade no trabalho.

De acordo com a consultora de carreiras e coordenadora do Ibmec, Alba Duarte, a felicidade está relacionada ao desafio, ao respeito, à participação e à gestão eficaz. Além disso, ainda de acordo com a especialista, alguns itens apontam que as pessoas, quando comprometidas com a organização, possuem orgulho da marca.

"No passado, as empresas investiam no conhecimento do funcionário, e hoje elas investem no autoconhecimento, incentivando o que o colaborador quer do futuro. Se a gente não se apropria da nossa carreira, isso passa para a empresa, e haverá frustração. O importante é perceber o que se deseja construir. Se quero trabalhar em uma empresa competitiva, de uma forma recompensada, preciso buscar a área e a companhia que se encaixa nesse perfil. A união de coisas boas que possam gerar felicidade", avaliou.

Já a psicóloga Martha Zouain destaca que trabalhadores felizes com sua escolha profissional são mais produtivos, menos vulneráveis a doenças e a indisposições que possam afastá-lo do trabalho, convivem melhor em grupo e são mais sociáveis e preocupados com o bem estar.

Biotecnologia

Os profissionais dessa área apontaram o relacionamento com seus pares como o fator mais importante de seu trabalho. Ao combinar conceitos de engenharia, tecnologia e ciências biológicas, a carreira tem uma área de atuação ampla. No Brasil, esse é um dos setores mais aquecidos. Entre os fatores, estão a crescente procura por meios de tornar a produção agrícola mais eficiente.

Call Center

Os americanos que trabalham na área de atendimento ao consumidor afirmam que o controle sobre o próprio trabalho é o ponto mais importante da profissão. A posição no ranking surpreendeu Matt Miller, CTO do Career Bliss. Segundo o executivo, esses profissionais são pessoas que gostam de se relacionar e ajudar os outros.

Educação

Os profissionais desse setor são os que mais valorizam suas tarefas diárias, como trabalhar com crianças. A carreira ficou na terceira posição do ranking. Os professores do setor de educação infantil dos EUA avaliaram como segundo ponto mais importante das suas carreiras a maneira como faziam o próprio trabalho.

Administração

Atuar no setor administrativo de grandes empresas também torna os profissionais mais felizes. Uma das razões para a avaliação tão positiva está na rotina diária dos profissionais do setor. De acordo com a pesquisa, esse é o critério mais valorizado pelas pessoas que trabalham na área administrativa.

Compras

O poder conferido aos profissionais que trabalham no setor de compras faz dessa carreira a quinta a trazer mais alegria aos seus funcionários. Segundo os organizadores da pesquisa, a rotina permeada por negociações e decisões ligadas às estratégias da empresa trazem um sentimento de satisfação para os profissionais da área.

Contabilidade

A pesquisa apontou que o ponto de contentamento vai para o fato de que essa é uma área estratégica dentro das empresas. A carreira de contabilidade também está em alta no Brasil. O principal motivo é que cresce a presença das empresas brasileiras no mercado internacional e está revolucionado o perfil dos contadores no Brasil. Eles fazem análises que vão balizar as escolhas da diretoria.

Finanças

O contentamento dos profissionais de finanças está ligado ao poder que o setor traz para a sua função. Vitais para a tomada de decisões e responsáveis por boa parte das transações, quem trabalha com finanças não poderia ser mais feliz. Ponto também para os salários competitivos
que rodeiam o setor.


Ongs

O contentamento com a função tem diversos motivos para quem trabalha nessa área. De acordo com a pesquisa, em ordem de relevância, está o fato de o profissional controlar suas tarefas diárias, relacionamentos com colegas de trabalho e o tipo de atividade que faz diariamente. Tudo sob a justificativa de fazer o bem à humanidade.

Saúde

Os profissionais dessa área afirmam que a felicidade está em cuidar da saúde de terceiros. No Brasil, com o envelhecimento da população e enriquecimento da classe média, o setor está em ebulição. Médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros, estão entre os profissionais com mais chances de valorização no país.

Direito

O principal fator de felicidade para esses profissionais é o salário competitivo, seguido pelo reconhecimento social e prestígio da profissão. Esses itens são responsáveis pela felicidade que embala a carreira dos profissionais que trabalham no setor. Está aí uma pista para o motivo que induz tanta gente a torcer para que você faça o curso de Direito na graduação.


A sua fórmula particular


Análise de Martha Zouain
Psicóloga e diretora da Psico Store Consultoria.


Há muito tempo, discute-se o conceito de felicidade no mundo corporativo, e cada vez mais se fala na importância de escolhas acertadas.
 
As empresas estão mais conscientes do quanto podem ganhar com profissionais felizes, e também os próprios profissionais estão mais exigentes em relação ao ambiente corporativo. Porém fica bastante claro que a felicidade é um estado interior e é muito pessoal. Não há regras, medida ou fórmula, apenas evidências de caminhos que levam o indivíduo a um estado de plenitude maior ou menor.
 
O que se constata na prática é que profissionais mais felizes são capazes de escolher caminhos que o conduzem a essa condição e eles o equilibram com comportamentos assertivos ao longo de sua vida.
 
Na verdade, as estratégias que profissionais vitoriosos e felizes utilizaram no passado, hoje, já não nos garantem o sucesso. E ficamos com a sensação de que na época de nossos pais era mais fácil conquistar coisas, apesar das limitações e dificuldades serem maiores.
 
Descubra quem você é, seus desejos e suas habilidades e não apenas o que gostariam que você fosse. A paixão é a força motriz para o sucesso profissional, e é ela quem vai fazer com que você abrace sua carreira como se estivesse abraçando a sua própria vida e dela dependesse o ar que você respira. Utilize seus desejos, suas competências e habilidades em um único produto: você! Não tenha medo de investir naquilo de que você gosta.
 
Por mais promissora que pareça a carreira de um médico, para você, o sucesso pode estar associado a algo totalmente diferente e, para a maior parte das pessoas, altamente improvável que dê certo. Mas acredite: dá certo!
 
Fonte: Gazeta Online - 29/08/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.