Ensino completo com resultado!

Ensino completo com resultado!
CURSOS TÉCNICOS CONTEC: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VISÃO EMPREENDEDORA

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Governador do ES consolida R$ 1 bilhão em investimento para estaleiro


Estado passa o desenvolver a atividade de indústria naval.
Após Fundap, Casagrande diz que não pode reduzir o comércio internacional.

O governo do Espírito Santo consolidou o investimento de R$ 1 bilhão na construção do Estaleiro Jurong no município de Aracruz, na região do Rio Doce.

Em entrevista ao Bom Dia ES, na manhã desta segunda-feira (11/06), o governador Renato Casagrande disse que com esse investimento, o estado passa o desenvolver a atividade de indústria naval.

Durante a implantação, o estaleiro vai empregar 2,5 mil pessoas e depois de pronto, seis mil novos empregos serão gerados. As obras estão previstas para começarem em julho. Na última semana, o governador visitou um porto em Cingapura e outro na Holanda.

Casagrande disse que quer consolidar o Espírito Santo como um estado de comércio internacional forte. "Nós perdemos o Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap), mas isso não significa que vamos reduzir o comércio internacional. A posição geográfica permite que o estado concentre produtos de mercados internacionais para serem distribuídos para o Brasil e para outros países também", afirmou.

De acordo com o governador, os investidores de Cingapura e da Holanda encontram dificuldades na legislação portuária para fazerem investimentos no Brasil. "Esse debate precisa ser feito no Congresso Nacional para flexibilizarem um pouco essas leis. Os empresários querem fazer investimentos no nosso país, mas têm essa dificuldade", comentou Casagrande.

O governador do Espírito Santo disse que o início das obras do “superporto” no município de Presidente Kennedy, na região Litoral Sul do estado, está previsto para 2013, já as operações podem começar em 2015. O investimento e o planejamento é feito pelo Porto de Roterdã, da Holanda, com empresários do município. "Em setembro já terá um gerente do Roterdã na cidade para coordenar os investimentos na região de Presidente Kennedy", disse Renato Casagrande.
 
Após viajar para Holanda e Cingapura, Casagrande disse que uma escola holandesa, especializada em formação de mão de obra para trabalhar em portos e na indústria naval, será instalada no estado. "O Espírito Santo é o estado mais globalizado do Brasil, 50% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba está relacionado ao comércio internacional, por esta razão essa parceria é muito importante", afirmou o governador Casagrande.

De acordo com o governador, o novo porto vai obedecer a padrões internacionais, permitindo receber os maiores navios do mundo. Em fase de construção, o “superporto” vai gerar cerca de mil empregos. Quando entrar em operação, a expectativa é que seis mil novas vagas de trabalho sejam criadas. Os investidores deste porto esperam uma grande movimentação de indústrias de petróleo, gás, siderúrgicas, rochas ornamentais e mineradoras.

Saiba mais


Fonte: G1 ES, em 11/06/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Fique a vontade para perguntar, sugerir ou criticar.
OBS: O Colégio Contec não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem.